Google Fotos acaba de receber uma funcionalidade muito útil!

O Google Lens sempre foi parte do Google Fotos e cumpre uma função muito importante. Analisa as imagens e permite encontrá-la quando procuramos por uma determinada palavra. Imagine que escreve no Google Fotos pôr-do-sol. Ora ele vai analisar todas as fotografias e mostrar aquelas que contém efetivamente um pôr-do-sol. Entretanto, no sistema operativo Android, o Google Lens tornou-se numa parte ainda mais visível do Google Fotos e deu origem a uma nova funcionalidade.

Google Fotos acaba de receber uma funcionalidade muito útil!

Google Fotos funcionalidade

É que agora não só analisa as fotos de uma forma geral, mas permite procurar dentro delas como refere o site 9to5Google.

O Google Lens ativa-se quando abrimos uma foto e se seleciona o ícone apropriado na barra inferior. Aparece com as possibilidades de se partilhar, editar e apagar.

Google Fotos funcionalidade

Para além disso, o Google Lens aparece na pagina de informações que surge quando se faz swipe up numa imagem. Assim temos uma nova secção que permite procurar na foto por debaixo da data e hora.

Curiosamente isto só aparece quando a Google deteta que o Lens será útil. Por exemplo, se a imagem tem texto ou algum monumento ou um fator relevante. Assim, analise as fotografias rapidamente quando puxamos as características.

Entretanto e depois de todos os elementos estarem detetados temos várias opções. Copiar texto, pesquisar, ouvir e traduzir.

O Google Lens é muito útil para reconhecer texto de forma automática e pode poupar muito tempo. No entanto, muitas pessoas não sabem que está disponível. Assim a maioria das pessoas vão-se aperceber desta novidade.

Esta novidade está disponível através da versão 5.33 do Google Fotos para Android. Na versão para iOS ainda não está a aparecer.

Entretanto há outra função importante que normalmente está escondida e que é tão útil como o Google Lens.

Hoje em dia temos a maioria das fotos guardadas em formato digital. No entanto, ainda há muitas que se encontram guardadas em papel e sujeitas ao efeito do tempo. Embora elas durem, nunca é possível garantir que serão preservadas totalmente. O que é que as pessoas fazem neste caso? Digitalizam como podem. Na maioria dos casos compram aplicações para o efeito na Google Play Store, no caso de terem um smartphone Android, ou na App Store para quem tem um iPhone. No entanto, utilizando o Google Fotos não precisa de estar a comprar qualquer app e pode salvar com qualidade todas as suas fotos antigas. Pode ler mais sobre isso aqui.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

As primeiras reviews relativas ao iPhone 13 chegaram à Internet!

A gama de smartphones iPhone 13 foi recentemente anunciada pela gigantesca Norte Americana Apple. Sendo recebida com um misto de 'piadas', devido ao facto...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alertações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Netflix lança plano grátis sem publicidade mas não para todos!

A Netflix quer ser forte em todos os mercados. Enquanto nuns é mais fácil dadas as características e a abertura do público a filmes...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!