Google Fotos lança novidade que evita enganos nas ferramentas!

A Google dá muita atenção às suas apps. Dito isto, tem uma preocupação constante não só com as grandes funcionalidades mas também com os pequenos pormenores. Dito isto, foi adicionada uma novidade ao Google Fotos para que não hajam enganos no que queremos fazer quando estamos a usar a aplicação. Ora a Google achou que os ícones de edição poderiam não estar o suficientemente claros. Assim acabamos por escolher aquilo que não queríamos. Como tal agora o Google Fotos adicionou uma pequena descrição às ferramentas.

Google Fotos lança novidade que evita enganos nas ferramentas!

O Google Fotos tem passado por diversas alterações ao longo dos anos. A mais recente, pequena mas útil, é a adição de labels a cada um dos ícones de edição. As imagens abaixo partilhadas pelo site 9to5Google mostram as diferenças.

Google Fotos ferramentas

É verdade que para muitos esta mudança pode querer dizer pouco. No entanto, ajuda a percebermos a que corresponde cada ícone. Tudo porque debaixo de cada um aparece um texto a indicar a função. Neste momento isto já está disponível na versão para Android. Na versão para iOS ainda nada.

Embora tenha chegado à versão Android, ainda não está em todos. Pelo menos o site AndroidPolice andou a verificar e chegou a essa conclusão.

De uma forma mais especifica se já recebeu esta novidade no Google Fotos, então verá por escrito a opção de partilhar, editar, lens e apagar.

Google Fotos ferramentas

Esta é a segunda novidade a chegar ao Google Fotos em poucos dias, sendo que a anterior estava relacionada com o Google Lens e é muito útil.

O Google Lens sempre foi parte do Google Fotos e cumpre uma função muito importante.

Analisa as imagens e permite encontrá-la quando procuramos por uma determinada palavra.

Imagine que escreve no Google Fotos pôr-do-sol. Ora ele vai analisar todas as fotografias e mostrar aquelas que contém efetivamente um pôr-do-sol. Entretanto, no sistema operativo Android, o Google Lens tornou-se numa parte ainda mais visível do Google Fotos e deu origem a uma nova funcionalidade.

Google Fotos ferramentas

É que agora não só analisa as fotos de uma forma geral, mas permite procurar dentro delas como refere o site 9to5Google.

O Google Lens ativa-se quando abrimos uma foto e se seleciona o ícone apropriado na barra inferior. Aparece com as possibilidades de se partilhar, editar e apagar.

Google Fotos ferramentas

Para além disso, o Google Lens aparece na pagina de informações que surge quando se faz swipe up numa imagem. Assim temos uma nova secção que permite procurar na foto por debaixo da data e hora.

Curiosamente isto só aparece quando a Google deteta que o Lens será útil. Por exemplo, se a imagem tem texto ou algum monumento ou um fator relevante. Assim, analise as fotografias rapidamente quando puxamos as características.

Entretanto e depois de todos os elementos estarem detetados temos várias opções. Copiar texto, pesquisar, ouvir e traduzir.

O Google Lens é muito útil para reconhecer texto de forma automática e pode poupar muito tempo. No entanto, muitas pessoas não sabem que está disponível. Assim a maioria das pessoas vão-se aperceber desta novidade.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também