No mês passado, a Google anunciou uma remodelação do Fotos que renova a funcionalidade Memórias, ajusta a barra inferior e faz outras alterações. Ainda não chegou a todo o lado mas a disponibilização já está disponível, pelo menos, nos Estados Unidos. Vamos então olhar para as novidades no design do Google Fotos!
Google Fotos tem novidades no design e nas memórias!
Esta remodelação começa por deslocar a marca da palavra “Google Fotos” para a esquerda, enquanto a parte da impressão, a partilha e o avatar da sua conta se encontram à direita como refere o site 9to5Google.
A partilha na barra inferior dá lugar a “Memórias”, com a Biblioteca a seguir e a Pesquisa a ser o separador final. (Uma reorganização semelhante está ativa nos tablets, enquanto o separador “Utilitários” foi removido da barra de navegação.
A mudança mais significativa é o feed Memórias com a sua linha temporal semelhante a um álbum de recortes. Algo que ainda não está particularmente bem optimizado para tablets, uma vez que o preenchimento é aplicado apenas à esquerda e à direita. Dito isto, a Google pretende permitir-lhe “reviver, personalizar e partilhar facilmente as suas viagens, celebrações e momentos diários mais memoráveis com os seus entes queridos”.
Os utilizadores podem criar memórias, que são pseudo álbuns do ponto de vista da edição e da partilha, a partir de um pequeno FAB (botão de ação flutuante) que só aparece quando se desloca para baixo. Entretanto, a IA generativa utiliza-se para oferecer “sugestões de títulos personalizados”. “Ajude-me a dar um título” abre uma folha que permite adicionar uma “dica” para orientar a geração.
A Google começou a lançar esta funcionalidade em meados de agosto, mas só agora é que a versão 6.54 está amplamente disponível. Se ainda não estiver disponível no seu dispositivo, tente utilizar a opção “Forçar paragem” no Google Fotos a partir da informação da aplicação. Parece que ainda não está disponível no iOS.
Este novo design do Google Fotos e do feed Memórias estão a chegar primeiro aos EUA e estão definidos para disponibilidade global nos “próximos meses”.