Google Fotos já revela os ficheiros que não se podem comprimir

O Google Photos é uma das aplicações de visualização de imagens mais versáteis no Android, com tudo o que se pode precisar, desde ferramentas de edição simples a funcionalidades de organização de imagens. Destaca-se também uma ferramenta de poupança de armazenamento. Com ela garante que as cópias de segurança na cloud se otimizam para ocupar o mínimo de espaço. Esta conveniência chegou originalmente apenas às pessoas que utilizam o Google Fotos na Web. No entanto em meados de abril ficámos a saber de um possível lançamento na aplicação Android também. Agora o Google Fotos já revela os ficheiros que não se podem comprimir!

Google Fotos já revela os ficheiros que não se podem comprimir

Ao fazer o backup das coisas no Google Drive, o sistema de poupança de armazenamento permite que os utilizadores ajustem a qualidade do backup para garantir que os ficheiros não ocupam mais espaço do que o necessário. Isso é importante, considerando que o armazenamento do Drive se partilha entre as ferramentas do Google Workspace, Gmail, Fotos e até mesmo backups do WhatsApp. No entanto, um gestor da Comunidade Google partilhou recentemente uma publicação que explica como verificar se determinados ficheiros não podem ser comprimidos para corresponder às definições do Economizador de Armazenamento.

Google Fotos mais pedidas, smartphone limpa as fotos, Google Fotos comprimir

Ninguém gosta de fazer backup de imagens com a qualidade original quando as configurações de economia de armazenamento exigem o contrário. No entanto, o gestor da comunidade explica que alguns JPGs em formato Multi-Picture (MPF), como as fotografias em modo Retrato, não se podem comprimir. No entanto, graças a um pequeno ajuste na aplicação Fotografias, vai descobrir que algumas destas imagens sem compressão de qualidade original são responsáveis por uma utilização do armazenamento na nuvem mais elevada do que esperava.

Na aplicação Fotografias, basta deslizar para cima sobre uma imagem ou vídeo para abrir o painel com dados EXIF e outras informações sobre a imagem. Aqui, deverá encontrar uma mensagem a dizer “Não elegível para a Poupança de Armazenamento” na secção Detalhes. Isto se a imagem não se puder comprimir na cópia de segurança.

Esta adição é uma forma simples de verificar preventivamente a existência de ficheiros multimédia. Assim no seu estado não comprimido, iriam ultrapassar o limite de armazenamento na nuvem. Embora esta seja uma alteração útil, ainda não substitui um alerta proactivo que informaria os utilizadores sobre esses ficheiros multimédia antes de efectuarem o backup.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados