Google Fotos: veja como libertar espaço e não passar os limites!

Não me canso de dizer que o Google Fotos é sem dúvida uma das melhores aplicações para criar cópias de segurança e gerir todas as nossas fotografias. No entanto, com a entrada em vigor das nossas regras onde passamos a pagar quando ultrapassamos o limite de 15GB é importante termos alguns cuidados. De facto, há várias coisas que podemos fazer para recuperarmos espaço no Google Fotos. Em muitos casos pode chegar a poupar alguns GB. Assim vamos explicar-lhe como pode libertar espaço e não ter custos adicionais com o Google Fotos.

Google Fotos: veja como libertar espaço e não passar os limites!

Cuidado com tudo o que recebe nas redes sociais

O Google Fotos pode criar um backup automático de tudo o que recebemos no WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram ou está noutras pastas do nosso smartphone. Apesar de isto poder dar jeito em algumas ocasiões, vai acabar por ocupar muito espaço. Assim se costuma receber muita “tralha” e não quer que isto esteja a tirar espaço no Google Fotos é só desativar.

Para fazer isto estando num smartphone Android basta abrir o Google Fotos e carregar na sua Foto de perfil no canto superior direito. Depois escolha a opção definições de fotos. Agora carregue em cópia de segurança e sincronização.

Google Fotos libertar espaço

Agora no novo ecrã se na última opção Criar uma cópia de segurança das pastas disser nenhuma já não precisa de se preocupar com este ponto. Se por algum motivo tiver lá algumas pastas seleccionadas que não lhe interessam carregue nessa opção.

Google Fotos libertar espaço

Depois no último ecrã é só desativar o backup nas pastas que não quer ver no Google Fotos.

Google Fotos libertar espaço

Infelizmente quem está num iPhone não tem acesso a esta opção devido a limitações do próprio sistema operativo. Nesse caso terá de ir às aplicações diretamente e desativar a gravação automática de conteúdos multimédia.

Apagar vídeos não suportados

O Google Fotos suporta o backup de uma grande variedade de fotos e vídeos. No entanto, alguns não são suportados. O que acontece é que acabam só por ocupar espaço na app, mas sem efeitos práticos já que não os consegue visualizar. Assim será uma boa ideia apagar o que não é suportado.

Dito isto, clique aqui para aceder à versão web do Google Fotos. Quando lá estiver carregue na roda dentada na parte superior direita. Depois é so carregar em Ver à frente de vídeos não suportados e eliminar o que não interessa. É uma excelente forma de recuperar muito espaço.

Google Fotos libertar espaço

Apagar capturas de ecrã é  uma boa forma de libertar espaço no Google Fotos

Se são como eu hão de ter vários screenshots no smartphone. O que acontece é que eles também são carregados para o Google Fotos e acabam por ocupar espaço. Em muitos casos como estão em PNG até acabam por ocupar muito mais do que deveriam.

Google Fotos libertar espaço

Para o efeito basta recorrer à opção pesquisa que está na parte inferior do Google Fotos. Depois no novo ecrã escreve screenshots. Vão-lhe aparecer todos. Depois é só seleccionar tudo e apagar.

Esvazie o lixo

Se acabou de fazer uma grande limpeza não espere 60 dias para as fotos desaparecerem do lixo automaticamente e deixar de ocupar espaço. Assim, na parte inferior vá à biblioteca de fotos, carregue em Lixo, clique em selecionar, escolha o que quer apagar e pronto. Caixote de lixo limpinho.

Limpe os conteúdos desnecessários de outras aplicações Google

De facto, como se pode ler na página de suporte da Google, para os tais 15GB conta tudo o que são serviços Google. Não só tudo aquilo que tem armazenado no Google Fotos, mas muito mais do que isso. Ficheiros criados ou editados em apps colaborativas de criação de conteúdo, como o Google DocsSheets, Slides, Desenhos, Forms e Jamboard passam a contar também.

Google Fotos libertar espaço

Assim é boa ideia limpar ficheiros no Google Drive e até no Gmail para ganhar mais espaço.

O Google Fotos está disponível para download na Google Play Store.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também