Atenção! Google Fotos vai estar de olho na sua atividade!

O Google Fotos é um sistema de armazenamento de fotografias. No entanto, é muito mais do que uma simples aplicação de cópias de segurança. É que aos poucos vai lançando funcionalidades que a tornam mais interessante. No entanto faltam algumas coisas como, um algoritmo, que selecione, por exemplo, aquilo que faz mais sentido destacar nas memórias em determinadas ocasiões. Mas isso vai mudar e o Google Fotos vai estar de olho na sua atividade.

Atenção! Google Fotos vai estar de olho na sua atividade!

Uma página de suporte do Google Fotos foi atualizada para incluir orientações para uma função que aproveitará os dados de atividade do utilizador para ajudar a exibir Memórias mais relevantes (via 9to5Google). Especificamente, a aplicação irá registar quais as Memórias que viu ou ignorou no passado e, em seguida, utilizar esta informação para lhe proporcionar uma experiência mais personalizada.

A empresa refere que irá utilizar os dados recolhidos nos últimos 18 meses para lançar esta iniciativa, que será ativada automaticamente para os utilizadores por defeito. Se não quiser que o Google Fotos utilize os seus dados desta forma, pode alterar as suas definições na aplicação no ambiente de trabalho. A opção para desativar a personalização baseada na atividade está localizada em Definições, Personalização baseada na atividade. No entanto, parece que ainda está em processo de implementação.

Apesar de algumas pessoas poderem gostar destas funcionalidades da aplicação, a utilização de dados pessoais pode ser um problema. A Google está ciente de que estas funcionalidades não são para todos, e isso reflete-se nas definições que vê no Google Fotos. Por exemplo, já é possível ocultar rostos específicos, animais de estimação e pessoas das Memórias que vê na aplicação. Também pode ajustar as definições para que a aplicação saiba se pretende ver Memórias baseadas no tempo ou temáticas.

- Advertisement -

Embora o Google Fotos tenha algumas diferenças gritantes em relação a plataformas de redes sociais como o Instagram, baseia-se em alguns dos mesmos componentes. Os dados do utilizador são apenas um exemplo. Compreender como estas aplicações utilizam as suas informações pode garantir que sabe o que está a consentir ao utilizá-las.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.