Google Fotos: cuidado com o ataque das fotos publicadas!

Os utilizadores mal intencionados andam sempre a pensar em esquemas para enganarem as pessoas. O mais recente envolve o Google Fotos e é fácil cairmos nele. O site AndroidAuthority deu conta de um email que anda a circular na Internet e que informa o utilizador que as fotos foram publicadas no Google Fotos. Claro que quando vemos isto, ficamos com algum receio porque não sabemos ao certo o que eventualmente andámos a publicar por engano. É exatamente com este pensamento que os criminosos contam para conseguirem ter sucesso com o ataque do Google Fotos.

Google Fotos: cuidado com o ataque das fotos publicadas!

Embora o email possa parecer fidedigno uma inspecção mais atenta revela que se trata apenas de spam que nos quer levar a visitar um site para fazermos download de software malicioso. O que acontece, se fizermos isto, é que os nossos dados vão cair em mãos erradas.

Se receber um email destes, apague de imediato!

O e-mail do Google Fotos que receber pode parecer realmente oficial. Pode até ter imagens autênticas do logotipo da Google, extraídas diretamente dos endereços do Google.pt. Este é um truque que os criminosos utilizam para dar uma aparência legítima às mensagens. Acredite que é muito fácil cair!

Google Fotos ataque

No entanto, ao clicar num dos links da mensagem, não é direcionado para o Google Fotos ou para outra coisa qualquer da Google. Em vez disso, é convidado a descarregar uma extensão para o browser que tem apenas como objetivo roubar as suas informações. Poderá até haver uma variante de ransomware que encripte todos os dados.

Se receber um e-mail do Google Fotos semelhante ao que descrevemos ou qualquer outra mensagem que pareça suspeita, a melhor coisa a fazer é marcá-lo como spam ou apagá-lo imediatamente.

Já que falamos em Google Fotos, saiba que esta app acabou de ser redesenhada. Dito isto, conta agora com uma interface mais simples com apenas três separadores. Entretanto a visualização do mapa anteriormente visto nos testes é agora oficial. As novas mudanças abrangem não apenas a aplicação, mas também o ícone que está agora mais simples. Estas alterações devem chegar ao seu smartphone na próxima semana. Pode ler mais sobre isto aqui.

Pode descarregar o Google Fotos para Android na Play Store.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário