Google Fotos vai ter mexidas na aparência! Veja o que muda

A Google vai mexer novamente na aparência do Google Fotos e tudo por uma boa razão. É que teremos agora uma nova forma de partilhar fotos e vídeos diretamente a partir da biblioteca da aplicação. Neste momento isto parece ser uma alteração do lado do servidor. Isto porque alguns dispositivos estão a receber o update e outros não. Seja como for quem recebeu a novidade está na versão 5.96 do Google Fotos.

Google Fotos vai ter mexidas na aparência! Veja o que muda

Esta novidade é especialmente útil para os smartphones com ecrãs de grande dimensão. Dito isto, as opções como Partilhar, Adicionar a e Apagar foram agora movidas para o fim do ecrã. Entretanto teremos também acesso a outras opções que permite ordenar impressões, mover conteúdos para o arquivo ou fotografias e vídeos para a pasta privada. Lembro que esta última é onde podemos esconder certos conteúdos protegendo-os por um PIN ou impressão digital.

- Advertisement -

Google Fotos aparência

Entretanto um vídeo ou uma imagem podem ser adicionados a um álbum através de um atalho. É mais uma alteração na aparência do Google Fotos.

Lembro que a Google redesenhou o separador Biblioteca em Abril e o separador de Partilha antes disso. Agora esta novidade diz respeito ao separador Fotos.

Mas há mais novidades a chegarem a outras aplicações Google.

No que diz respeito a Notas, a Google disponibiliza o Keep. É uma aplicação que funciona muito bem, embora para várias pessoas seja demasiado simples. Isto porque faltam algumas funções básicas. No entanto isto tem estado a mudar aos poucos. Por exemplo, o Google Keep tem agora uma nova função que permite mover imagens entre apps com muita facilidade.

Google Keep ganha uma função muito importante para as notas!

Dito isto, pode arrastar fotos e outros conteúdos que estiverem numa nota do Google Keep para outras apps. Isto quando ativa o modo de ecrã dividido do Android. Uma publicação feita no blog da Google revela isso mesmo.

Google Keep notas

No entanto, o site AndroidPolice que revelou esta informação não conseguiu confirmar se era possível passar imagens para outra aplicação que não seja da Google. É que por enquanto pode funcionar apenas nas mensagens da Google e também no Docs ou no Drive. Seja como for, mesmo que ainda não esteja, em breve irá chegar a todas as aplicações.

O Google Keep é de facto uma boa aplicação para não nos esquecermos de nada. Para além disso tem a vantagem de estar disponível em todas as plataformas. Ou seja, nos smartphones Android, iPhone e também nos computadores através da versão Web. Lembro que pode ser acedido aqui.

Mas não é só nesta app que a Google está a mexer. O assistente da Google também tem direito a novidades. Na prática está relacionado com os alarmes e o que obtemos com isto é que o assistente da Google nos vai deixar dormir mais nas férias. Neste momento a Google ainda não revelou como é que isto vai funcionar. Ainda assim já conseguimos ter uma ideia graças a um post no Reddit.

Assistente da Google vai deixar-nos dormir mais nas férias

De facto, o utilizador do Reddit u/als26 recebeu uma notificação do assistente da Google a lembrá-lo de desligar o alarme. Estamos a falar de um utilizador canadiano e a mensagem foi recebido a propósito do dia do Canadá. Ou seja, feriado. Esta pessoa que se levanta todos os dias às 9:30, recebeu a indicação de carregar na opção para alterar este alarme.

assistente da google dormir

Quando tocamos na notificação vamos para a página ‘Alarme’. A partir daqui, temos de desligar manualmente o alarme ou reprogramá-lo. Como revela o Redditor, seria melhor desativarmos temporariamente o alarme por um dia. Mas qualquer lembrete de assistência para desativar o alarme é bem-vindo. Ou seja, é melhor que nada.

Uma opção que vai chegar a todos os dispositivos

Há um aspeto curioso nisto tudo. É que até aqui parecia que esta função só ia chegar ao Pixel. No entanto, agora percebeu-se que vai chegar a todos os equipamentos. Entretanto este lembrete surge juntamente com a app de relógio. No widget não há qualquer referência a esta opção. No entanto, isto talvez mude em breve.

Mas se umas funções chegam, outras desaparecerem. Dito isto, Google Assistant está a perder a capacidade de definir lembretes baseados na sua localização. Uma vez que esta alteração chegue ao seu dispositivo, já não vai poder especificar um local onde o lembrete deve surgir. Isto é uma surpresa, mas a Google deverá saber o que está a fazer.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.