Google Fotos: é mesmo o fim para os álbuns de fotografias

A Google não pára de desenvolver novidades para o Google Fotos. De facto, as funcionalidades chegam, em muitos casos, a um ritmo quase semanal. Isto revela sem dúvida o enorme compromisso do gigante dos motores de busca para com esta aplicação. Já não é uma simples app de backup de fotografias. De facto é muito mais que isso. É o nosso gestor de memórias e ajuda-nos a relembrarmos cada momento da nossa vida e sobretudo a encontrá-lo mais rapidamente. Ora tudo o que o Google Fotos está a fazer significa mesmo o fim para os álbuns de fotografias.

Google Fotos: é mesmo o fim para os álbuns de fotografias

Os álbuns de fotografias no formato mais tradicional foi algo que sempre nos acompanhou. Para mim continua a ser uma das melhores formas de recordar momentos. No entanto, nem todos pensam assim, sobretudo as gerações mais novas. Estudos recentes revelam que embora gostem de ter algumas fotos de amigos espalhadas pelo quarto, preferem tudo guardado em formato digital. Relembram quando querem através do smartphone, tablet e computador e podem também partilhar mais facilmente. Afinal de contas é cada vez mais fácil partilharmos a nossa vida.

Google Fotos álbuns

Ora é por esse motivo que o Google Fotos tem apostado tanto nas memórias. Logo à partida é uma excelente forma de não nos esquecermos de alguns momentos especiais.

Se Google já nos lembrava sobre o melhor que se passou em cada mês, agora relembra-nos de muitas memórias que já vivemos organizadas por circunstâncias. Concertos, casamentos, comidas, férias. Ou seja, são verdadeiros álbuns dinâmicos. É exatamente por esse motivo que os álbuns tradicionais têm tendência a ficarem esquecidos. No entanto isto não significa necessariamente o fim de um casamento.

É que o Google Fotos até permite criar dentro da aplicação álbuns em papel com os conteúdos que estão na plataforma e podemos recebê-los confortavelmente em casa. No entanto as pessoas estão cada vez mais habituadas ao digital é assim que querem manter as coisas.

Google Fotos álbuns

No entanto este reviver de memórias pode ter um problema

Nos álbuns físicos só colocamos lá quem queremos. Nos digitais entra tudo o que for escolhido por esta aplicação. Até pessoas ou locais que não queremos recordar mas que necessariamente não queremos apagar da cloud. Seja como for há uma solução.

As memórias do Google Fotos vão buscar conteúdos antigos tirados em alturas específicas dos anos anteriores. Através de um algoritmo especial seleciona as melhores fotos e mostra-as no topo da aplicação.

Mas e se pudesse evitar que determinadas pessoas ou datas apareçam no Google Fotos? A boa notícia é que isso é possível.

Em primeiro lugar carregue no seu símbolo de perfil no canto superior direito. Depois escolha a opção Definições de Fotos.

Google Fotos álbuns

A seguir verá que na lista de opções tem uma a dizer Memórias, efetua a gestão do que vê nas suas memórias.

Google Fotos álbuns

Aí vai poder ocultar pessoas e animais de estimação e também ocultar datas. Estas são as duas grandes funções.

Google Fotos álbuns

Se escolher ocultar pessoas aparece a cara de todas as pessoas reconhecidas pela Google para escolher o que quer que não apareça.

Com o ocultar datas passa-se o mesmo.

Google Fotos álbuns

Entretanto quando carrega na opção surge um botão onde pode adicionar datas e ignorar. É só definir uma data de início e outra de fim. De facto nada mais simples.

Desta forma as suas memórias passarão a ser um lugar muito melhor, sobretudo sem situações que possam despertar memórias mais complicadas.

Procura mais informações sobre o Google Fotos? Faça isto para não entrarem na sua conta. Veja também aqui como libertar espaço e não passar os limites. Pode também salvar as suas fotos antigas.

O Google Fotos para Android está disponível aqui. Já a versão para iOS pode se encontrada aqui.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft Surface Duo: o smartphone que não faz falta no mercado

A Microsoft anunciou o primeiro smartphone dobrável em Outubro de 2019. No entanto ele só chegou às lojas quase um ano depois. Não se...

YouTube: finalmente já é possível descarregar vídeos no PC!

No Android e no iOS, o YouTube Premium permite armazenar conteúdos para serem visualizados offline. Entretanto a possibilidade de descarregar vídeos do YouTube está...

Windows 11: Microsoft acaba de deixar os utilizadores em pânico!

Há coisas que são difíceis de compreender. Como referimos outro dia na Leak, a Microsoft lançou uma nova versão do PC Health Check Tool....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!