Google Fotos: acabou a aplicação como a conhecia!

O Google Fotos é sem dúvida uma aplicação indispensável da Google e agora acabou de ser redesenhada. Dito isto, conta agora com uma interface mais simples com apenas três separadores. Entretanto a visualização do mapa anteriormente visto nos testes é agora oficial. As novas mudanças abrangem não apenas a aplicação, mas também o ícone que está agora mais simples. Estas alterações devem chegar ao seu smartphone na próxima semana.

Google Fotos: acabou a aplicação como a conhecia!

Google Fotos aplicação

Nos últimos meses vimos algumas experiências no que diz respeito ao layout do Google Fotos. Depois de todos os testes, a Google optou pelo arranjo mais simples que foi descoberto recentemente

A nova estrutura de três separadores é muito simples. Temos uma secção de fotos em que todo o conteúdo fica num feed cronológico simples, como acontecia até aqui. No entanto, agora temos miniaturas um pouco maiores, vídeos com reprodução automática e menos espaço entre as fotos. O carrossel de memórias na parte superior também possui ícones maiores.

O separador pesquisa aparentemente substitui a funcionalidade que estava disponível na barra superior da aplicação. Para além disso temos uma visualização num mapa, juntamente com ícones de pessoas e não só, que dão um aspeto muito interessante.

- Advertisement -

Google Fotos aplicação

O separador Álbuns desapareceu, mas a maior parte desta funcionalidade ainda está presente no separador Biblioteca, incluindo a navegação em pastas e álbuns específicos, além de fotos e lixo arquivados. Está presente também um atalho para a loja de impressão. O separador de partilha também desapareceu, mas a Google diz que a funcionalidade pode ser acedida através do botão “conversa” no canto superior esquerdo em todos os separadores.

O novo ícone é uma simplificação do antigo símbolo. É muito mais simples e talvez moderno.

Ainda não vimos a nova interface em nenhum dos nossos dispositivos, mas a Google afirma que deve ser lançada, juntamente com o novo ícone, na próxima semana. A Google também confirmou que estas alterações estão vinculadas a uma atualização específica da versão da aplicação Google Fotos 5.0.0.xxxxx que está a ser implementada agora. A listagem da Play Store também foi atualizada logo após a publicação com o novo ícone e as capturas de tela do aplicativo atualizado.

Pode descarregar o Google Fotos para Android na Play Store.

Entretanto e a propósito desta e de outras apps, os utilizadores mal intencionados andam sempre a pensar em esquemas para enganarem as pessoas. O mais recente envolve a aplicação Google Fotos e é fácil cairmos nele. O site AndroidAuthority deu conta de um email que anda a circular na Internet e que informa o utilizador que as fotos foram publicadas no Google Fotos. Claro que quando vemos isto, ficamos com algum receio porque não sabemos ao certo o que eventualmente andámos a publicar por engano. É exatamente com este pensamento que os criminosos contam para conseguirem ter sucesso com o ataque do Google Fotos.

Cuidado com o ataque das fotos publicadas!

Embora o email possa parecer fidedigno uma inspecção mais atenta revela que se trata apenas de spam que nos quer levar a visitar um site para fazermos download de software malicioso. O que acontece, se fizermos isto, é que os nossos dados vão cair em mãos erradas.

Se receber um email destes, apague de imediato! Pode ler mais sobre este ataque aqui.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.