Google Fotos: acabou a aplicação como a conhecia!

O Google Fotos é sem dúvida uma aplicação indispensável da Google e agora acabou de ser redesenhada. Dito isto, conta agora com uma interface mais simples com apenas três separadores. Entretanto a visualização do mapa anteriormente visto nos testes é agora oficial. As novas mudanças abrangem não apenas a aplicação, mas também o ícone que está agora mais simples. Estas alterações devem chegar ao seu smartphone na próxima semana.

Google Fotos: acabou a aplicação como a conhecia!

Google Fotos aplicação

Nos últimos meses vimos algumas experiências no que diz respeito ao layout do Google Fotos. Depois de todos os testes, a Google optou pelo arranjo mais simples que foi descoberto recentemente

A nova estrutura de três separadores é muito simples. Temos uma secção de fotos em que todo o conteúdo fica num feed cronológico simples, como acontecia até aqui. No entanto, agora temos miniaturas um pouco maiores, vídeos com reprodução automática e menos espaço entre as fotos. O carrossel de memórias na parte superior também possui ícones maiores.

O separador pesquisa aparentemente substitui a funcionalidade que estava disponível na barra superior da aplicação. Para além disso temos uma visualização num mapa, juntamente com ícones de pessoas e não só, que dão um aspeto muito interessante.

Google Fotos aplicação

O separador Álbuns desapareceu, mas a maior parte desta funcionalidade ainda está presente no separador Biblioteca, incluindo a navegação em pastas e álbuns específicos, além de fotos e lixo arquivados. Está presente também um atalho para a loja de impressão. O separador de partilha também desapareceu, mas a Google diz que a funcionalidade pode ser acedida através do botão “conversa” no canto superior esquerdo em todos os separadores.

O novo ícone é uma simplificação do antigo símbolo. É muito mais simples e talvez moderno.

Ainda não vimos a nova interface em nenhum dos nossos dispositivos, mas a Google afirma que deve ser lançada, juntamente com o novo ícone, na próxima semana. A Google também confirmou que estas alterações estão vinculadas a uma atualização específica da versão da aplicação Google Fotos 5.0.0.xxxxx que está a ser implementada agora. A listagem da Play Store também foi atualizada logo após a publicação com o novo ícone e as capturas de tela do aplicativo atualizado.

Pode descarregar o Google Fotos para Android na Play Store.

Entretanto e a propósito desta e de outras apps, os utilizadores mal intencionados andam sempre a pensar em esquemas para enganarem as pessoas. O mais recente envolve a aplicação Google Fotos e é fácil cairmos nele. O site AndroidAuthority deu conta de um email que anda a circular na Internet e que informa o utilizador que as fotos foram publicadas no Google Fotos. Claro que quando vemos isto, ficamos com algum receio porque não sabemos ao certo o que eventualmente andámos a publicar por engano. É exatamente com este pensamento que os criminosos contam para conseguirem ter sucesso com o ataque do Google Fotos.

Cuidado com o ataque das fotos publicadas!

Embora o email possa parecer fidedigno uma inspecção mais atenta revela que se trata apenas de spam que nos quer levar a visitar um site para fazermos download de software malicioso. O que acontece, se fizermos isto, é que os nossos dados vão cair em mãos erradas.

Se receber um email destes, apague de imediato! Pode ler mais sobre este ataque aqui.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV: Tudo o que precisa de saber acerca do serviço!

Num mundo em que temos cada vez mais serviços de subscrição a ocupar o ecrã da nossa TV, eis que a gigante da pesquisa...

Netflix perdeu contra a HBO! Primeira vez em muito tempo…

Foi um ano em cheio para as plataformas de Streaming. Sobretudo porque os cinemas se encontraram fechados durante muito tempo, devido claro está, à...

Sony tem um SSD pensado para a PS5, mas é caro à sorte!

Como deve saber, a Sony lançou finalmente uma atualização para a sua PlayStation 5, que por sua vez, permite a instalação de um SSD...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!