Google Drive: como partilhar ficheiros com contas não Gmail

O Google Drive é um dos serviços de armazenamento na cloud mais populares devido ao seu espaço de armazenamento gratuito de 15 GB, ferramentas colaborativas e integrações incorporadas com outros serviços ou produtos da Google. Mas nem todas as pessoas são utilizadores dos serviços Google. Sobretudo quem aposta mais nos Mac ou no iPhone. Então, como pode partilha ficheiros e pastas com eles? Dito isto, vamos explicar-lhe como partilhar ficheiros que estão no Google Drive com quem não tem uma conta Gmail.

Google Drive: como partilhar ficheiros com contas não Gmail

Um pormenor importante é que apesar de estarmos a partilhar ficheiros com quem não tem contas Gmail isto não vai ter impacto na segurança. Tudo porque podemos configurar alguns pormenores para que tudo se processe com segurança.

Mas voltando à partida, a primeira forma de o fazermos é através de um link.

Partilhar através de um link

A partilha através de uma ligação é bastante simples. Só temos de abrir o Google Drive e utilizarmos o botão direito do rato. Através dele damos um clique por cima do que queremos partilhar e escolhemos obter link.

- Advertisement -

Google Drive partilhar

A partir dessa altura em vez de utilizarmos a opção Adicionar pessoa e grupos temos um botão no canto inferior esquerdo que diz copiar link.

Mas antes disso temos de fazer uma alteração. Isto porque a ideia é partilhar a imagem com pessoas que não têm conta Google. Assim é preciso irmos a acesso geral e escolhermos qualquer pessoa com link.

Google Drive partilhar

Apear de estar tudo praticamente pronto para partilharmos o ficheiro ainda podemos controlar outra opção. Na prática se as pessoas só vão poder visualizar o documento ou então editá-lo. Isto fica à escolha de cada um.

A seguir basta então apenas darmos um clique em copiar link.

Mas também o podemos fazer por email

Ao contrário do que se possa pensar também é possível partilhar ficheiros através do Google Drive por email, mesmo que as pessoas não tenham uma conta Google.

Partilhar por email

Para o fazermos temos de dar um clique por cima do que queremos partilhar com o bot\ao direito do rato e escolhermos Partilhar.

Depois só temos de introduzir o endereço de email da pessoa com quem queremos partilhar a imagem ou o documento. Pode ser qualquer um. À semelhança da partilha com o link também temos de indicar se queremos dar acesso total de edição ou se queremos apenas que a pessoa o visualize.

Google Drive partilhar

A seguir recebemos é um aviso a dizer que vamos partilhar itens com contas não pertencentes à Google e o problema fica resolvido. Aí só temos de dar um clique em Partilhar na mesma.

Google Drive partilhar

Desta forma conseguimos partilhar com facilidade todos os ficheiros que estão no Google Drive com quem não tem uma conta Gmail.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.