Google começará a penalizar ranking de sites móveis com pop-ups


Por em

A Google já tinha anunciado que penalizaria o ranking dos sites móveis com pop-ups a incentivar a instalação de apps, porque não, ninguém quer instalar duzentas apps.

Agora, a Google publicou guidelines para os webmasters a alertar que o ranking será penalizado quando os sites mostrem pop-ups que cubram o conteúdo principal, logo quando o utilizador chega à página, ou quando esteja a navegar por esta.

A Google nota (com razão) que este tipo de publicidade é problemático em telemóveis com ecrãs pequenos e prejudica severamente a experiência de navegação. De facto, muitas vezes é necessária alguma ginástica para conseguirmos fechar uma janela de publicidade que se estende para lá do ecrã.

Melhor experiência de navegação, só se o YouTube não obrigasse os utilizadores a ver publicidade que não se pode saltar.

A Google salvaguarda, no entanto, as situações onde os pop-ups sirvam para cumprir obrigações legais, como disclaimers ou políticas de cookies.

A par com esta alteração, a Google irá remover a distinção atribuída aos sites optimizados para telemóveis, já que 85% dos sites parecem cumprir agora os requisitos estabelecidos. A disseminação destes websites mostra bem a importância dos smartphones na navegação pela Internet, com tendência para crescimento para o futuro previsível.

A optimização para navegação móvel continua a ser um factor de pontuação do site, e a Google indica que continuará a melhorar a aferição de quão bem optimizado o site se encontra.

A alteração dar-se-á a 10 de Janeiro de 2017 e no seu blogue a Google publicou vários exemplos do que considera intersticiais intrusivos.

 

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

FLAG regressa à FNAC com workshops gratuitos

OLX ‘Regressa às aulas’ com campanha que incentiva à poupança no material escolar

Seguinte