Inicio outros Google começará a penalizar ranking de sites móveis com pop-ups

Google começará a penalizar ranking de sites móveis com pop-ups

A Google já tinha anunciado que penalizaria o ranking dos sites móveis com pop-ups a incentivar a instalação de apps, porque não, ninguém quer instalar duzentas apps.

Agora, a Google publicou guidelines para os webmasters a alertar que o ranking será penalizado quando os sites mostrem pop-ups que cubram o conteúdo principal, logo quando o utilizador chega à página, ou quando esteja a navegar por esta.

A Google nota (com razão) que este tipo de publicidade é problemático em telemóveis com ecrãs pequenos e prejudica severamente a experiência de navegação. De facto, muitas vezes é necessária alguma ginástica para conseguirmos fechar uma janela de publicidade que se estende para lá do ecrã.

Melhor experiência de navegação, só se o YouTube não obrigasse os utilizadores a ver publicidade que não se pode saltar.

A Google salvaguarda, no entanto, as situações onde os pop-ups sirvam para cumprir obrigações legais, como disclaimers ou políticas de cookies.

A par com esta alteração, a Google irá remover a distinção atribuída aos sites optimizados para telemóveis, já que 85% dos sites parecem cumprir agora os requisitos estabelecidos. A disseminação destes websites mostra bem a importância dos smartphones na navegação pela Internet, com tendência para crescimento para o futuro previsível.

A optimização para navegação móvel continua a ser um factor de pontuação do site, e a Google indica que continuará a melhorar a aferição de quão bem optimizado o site se encontra.

A alteração dar-se-á a 10 de Janeiro de 2017 e no seu blogue a Google publicou vários exemplos do que considera intersticiais intrusivos.

  Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Google Fotos acaba de receber uma novidade! Já a encontrou?

A Google não para de atualizar as suas aplicações. Quer seja, o Maps, o Gboard, o Lens, ou outras, tudo tem merecido a atenção...

WhatsApp recebe uma mega-novidade que todos querem!

O WhatsApp prepara-se para receber uma mega-novidade que todos querem! De facto, é talvez a que vai dar mais jeito a quem utiliza esta...

God of War Ragnarok vai impressionar na PS5 (e na PS4 também!)

O estúdio de Santa Mónica teve um pequeno 'tease' para oferecer no dia em que a Sony anunciou finalmente o dia e preço de...

Precisa de uma TV nova para a PS5… Mas calma!

TV nova para a PS5? As novas consolas trazem consigo hardware significativamente mais poderoso em comparação à atual geração. Por isso, para tirar partido...

Waze recebe uma nova atualização na próxima semana!

O Google Maps e o Waze são sem dúvida as duas melhores aplicações de navegação. Pertencem ambas à Google e recebem atualizações com muita...