A Google introduziu o design Material You este ano. De facto, é a novidade que vai definir o aspeto das aplicações nos próximos tempos. A aposta é grande mas atenção que nem tudo diz respeito apenas ao aspeto gráfico. Dito isto, serão introduzidas novas funcionalidades. O Google Collections vai ter direito a grandes novidades. Assim, o redesign vai tornar tudo mais simples e sobretudo mais útil.
Google Collections: as grandes novidades já estão a chegar!
O site 9to5Google já descobriu todas as novidades e como tal a nova versão está muito mais focada em agregar os sites recentemente visitados, os favoritos, as sugestões, as compras e a lista das coisas que vê. Dito de outra forma vamos ficar a saber mais rapidamente tudo o que andámos a fazer.
As novas “colecções” dão agora um acesso rápido a uma secção que mostra os sites que guardámos nos últimos tempos ou locais que visitámos no Google Maps. A isto junta-se um cartão séries e filmes que integra um carrousel das coisas pelas quais procurámos. Depois podemos ver também uma lista dos produtos que estamos a pensar comprar.
Mas há uma coisa muito curiosa. É que o Google Collections recebeu muitas novidades mas não teve direito ao design Material You. Pelo menos num ponto. É que pelo menos, para já, as cores da interface ainda não se adaptam ao papel de parede. Ainda assim, algumas coisas estão presentes. Dito isto, temos títulos de maior dimensão, assim como cantos redondos e botões.
Como acontece com a maioria dos updates da Google, também estes estão a chegar de forma faseada. Assim estas novidades ainda não chegaram à maioria dos utilizadores, mas isso deve acontecer em breve.
Apesar de ser muito útil muitas pessoas ainda não utilizam as coleções. Assim elas acabam por ficar apenas na app da Google. No entanto, vale a pena fazerem-no.