Google Chrome vai ‘roubar’ optimizações do Microsoft Edge!

Já dissemos no passado que a Google não está a achar muita piada ao recente lançamento do Microsoft Edge baseado no motor ‘Chromium’, que ao fim ao cabo, significa a primeira vez que a gigante Microsoft consegue oferecer uma alternativa real ao navegador da gigante da pesquisa, o Google Chrome.

Afinal de contas, apesar do Google Chrome dominar o mercado com uma mão de ferro, a verdade é que o mundo dos Sistemas Operativos é inegavelmente dominado pela Microsoft e o seu Windows 10. Por isso, com algum investimento e paciência, é bem provável que o Edge consiga convencer os utilizadores a não trocar de browser.

Ao fim ao cabo, o Edge já vem pré-instalado no Windows 10! Por isso, se for uma solução tão ou mais competente que o Chrome, com suporte a todas as suas extensões… Os utilizadores vão começar a pensar se não faz mais sentido ficar pelo Edge, em vez de ter o trabalho de fazer download e instalar o Chrome.



Google Chrome vai ‘roubar’ tecnologia do Microsoft Edge!

Chrome 81, Google Chrome para PC

Portanto, numa recente atualização ao Windows 10, a Microsoft introduziu uma melhoria na gestão de memória que melhorou significativamente a performance e eficiência do Edge. Estamos a falar de uma melhoria a rondar os 27%.

Entretanto, num commit recente feito ao Motor Chromium, ficou aparente que é possível usar a mesma tecnologia para poupar centenas de MB no uso do Browser e processos de rede em várias máquinas em funcionamento. Assim, tendo em conta que o Google Chrome é o rei do mercado (e rei do uso de memóra RAM), com mais de 50% de quota… Com a implementação desta melhoria, iremos ver um aumento de eficiência em larga escala. (Uma implementação que já está a ser feita, e deverá chegar ao mercado dentro em breve.)

Em suma, estamos perante uma autêntica guerra Google vs Microsoft! Em que os peões no tabuleiro são nada mais nada menos que o Google Chrome e Microsoft Edge.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também