Google Chrome tem uma novidade e a segurança vai apertar!

O HTTPS já substituiu em larga escala o antecessor HTTP, o que é uma boa notícia, especialmente se pensarmos ao nível da segurança. A grande diferença entre os dois é que o HTTPS transmite dados através de uma ligação encriptada. Com os dados recebidos por HTTP isto não acontece. Para garantir a segurança dos utilizadores, a Google começou a marcar todos os sites que utilizam ligações HTTP como não seguros. Isto entrou em vigor com o lançamento do Chrome 68 no ano passado. Entretanto, hoje, a Google anunciou planos adicionais para informar os utilizadores quando os sites utilizam ligações inseguras, dentro de páginas seguras. Com estas alterações, a equipa do Chrome quer resolver o problema dos “conteúdos mistos”.

Google Chrome tem uma novidade e a segurança vai apertar!

Este tipo de conteúdos mistos aborda a prática de carregar de forma insegura recursos adicionais num site que até é seguro. Imaginemos a Leak. É um site a que acede por HTTPS. No entanto se as nossas imagens fossem carregadas através de HTTP estaríamos a dar aos utilizadores conteúdos inseguros carregados num site seguro.

Chrome tem uma

Com a introdução do Chrome 79, os conteúdos mistos serão bloqueados gradualmente para dar oportunidade aos sites de efetuarem as alterações necessárias. É também por este motivo que na versão 79 haverá a opção de desbloquear conteúdos mistos num determinado site. Esta opção pode ser encontrada ao carregamos no ícone do cadeado junto ao endereço do site HTTPS.

Entretanto no Chrome 80, os conteúdos áudio, vídeo e outros serão mesmo bloqueados por defeito caso não sejam carregados através de HTTPS. O mesmo acontece também com as imagens. No entanto, nesta versão ainda será possível desbloquear os conteúdos através do botão de que falámos acima. Ainda assim vai aparecer uma mensagem referindo que o site não é seguro.

O período de graça vai acabar com o Chrome 81. Aí tudo será bloqueado, sem hipótese de desbloqueios. Lembramos que o Chrome 81 deverá ser lançado em Fevereiro de 2020.

Leia também:

Google Chrome: Dark mode está muito melhor! Ative já!

Google Play Music: estava a desaparecer mas voltou à vida!

Google Chrome ‘matou’ vários Macs um pouco por todo o mundo!

Modo incógnito já chegou ao Google Maps. Vai usar?

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Diga o que disser vai chorar com este documentário da Netflix!

Existem filmes e filmes na Netflix! Sendo que uns nos apresentam histórias de ação brutais, comédias de começar a rir e não parar e...

Huawei tem uma grande surpresa preparada para Outubro!

Tudo corria de feição para a Huawei, mas o problema com os Estados Unidos deu cabo da vida a este fabricante. De facto, de...

Bug na Playstation Store revela jogo da PS Plus de Outubro? Sim?!

Nos últimos tempos, temos falado bastante acerca dos jogos PS Plus, principalmente no facto de a qualidade das ofertas ter descido significativamente em 2021,...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!