O Google Chrome para Android vai ficar bem mais rápido!

Ao que tudo indica, a Google está finalmente pronta a lançar o seu Chrome para o sistema Android numa configuração de 64-bits. Afinal de contas, esta versão já pode ser encontrada nos canais de teste Dev e Canary.

Ou seja, se por acaso quiser experimentar o novo Chrome, já pode instalar uma das versões disponíveis sem qualquer problema (Chrome 85 e 86). Mas o que é realmente interessante, é que com os testes já bastante avançados, é muito provável que primeira versão estável de 64-bits seja lançada antes do fim do ano.

Google Chrome 81 falha

Existem alguns benefícios inerentes às apps de 64-bits, quando comparadas com as mesmas aplicações baseadas em sistemas de 32-bits. Mas o maior é seguramente o que mais ligada está à evolução dos smartphones nos últimos anos… O aumento significativo da quantidade de memória RAM disponível!

Afinal, até nas gamas mais baixas é possível encontrar aparelhos com 4GB ou 6GB de memória. E nas gamas mais altas, já encontramos 12GB ou até 16GB se estiver disposto a comprar os modelos mais apetrechados.

É que caso não saiba, as aplicações de 32-bits apenas conseguem aceder a ~4GB de memória, isto se não existirem mais aplicações em memória. Por isso, mesmo em aparelhos com 8GB, 12GB ou 16GB, o Google Chrome não pode utilizar mais que esta quantidade. E claro está, como já deve ter percebido,  o mesmo não acontece em sistemas de 64-bits!

O Chrome é um autêntico comilão de RAM no PC… Vai ser igual no smartphone, agora que esta limitação vai desaparecer?

Não é novidade para ninguém que o Google Chrome é um ‘meme’ da Internet, devido aos recursos que utiliza na grande maioria dos PCs em que está instalado, especialmente quando falamos da memória RAM. O que claro está, em máquinas com pouca memória, causa alguns problemas de lentidão nas mais variadas aplicações. Mas isto não tem de acontecer no Android, especialmente porque a grande maioria das apps do mercado não necessitam de muita memória.

Além disso, o Android e Chrome são desenvolvidos pela mesma empresa, a Google! Por isso, é possível que tudo seja bem otimizado, tal e qual como no Chrome OS.

Em suma, o Chrome de 64-bits poderá ser uma das melhores coisas que poderá acontecer ao browser mobile, visto que poderá servir como um grande aumento de performance, especialmente em aparelhos com 8GB ou mais de memória.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.