O Google Chrome faz 15 anos e para celebrar o momento, a Google tem uma prenda. Assim o browser está a receber um novo visual inspirado na linguagem de design Material You, com paletas de cores renovadas. Também estão a caminho melhorias na Chrome Web Store e novas funcionalidades de pesquisa e de Navegação segura. Pode esperar por estas novidades nas próximas semanas.
Google Chrome faz 15 anos e tem uma prenda para lhe dar!
Se está familiarizado com os aspetos de personalização que o Material You traz para o Android, então estas novas melhorias para o Chrome não serão uma grande surpresa. Os ícones que vê no browser devem agora ser mais legíveis. Também verá novas opções de cores para representar melhor os separadores e os perfis abertos. Entretanto o Chrome irá até adaptar-se aos modos escuro e claro do seu sistema operativo. Quando a Google estiver pronta para implementar isto, verá estas novas opções no botão Personalizar o Chrome na página do novo separador. Alguns pequenos ajustes que vêm com esta reformulação incluem um melhor menu de três pontos que facilita o acesso às Extensões do Chrome, ao Google Translate e ao Gestor de palavras-passe do Google.
Entretanto não podemos esquecer as outras novidades que estão para breve. A Chrome Web Store também está a receber uma remodelação visual, para que possa encontrar mais facilmente as suas extensões favoritas. Isto significa que verá categorias de extensões e recomendações mais personalizadas. Claro que todos sabemos que algumas extensões podem ser desonestas, pelo que a funcionalidade Safety Check pode agora identificar extensões prejudiciais que violam os termos da Google.
Por fim, com as novas funcionalidades de Pesquisa e Navegação segura, existem duas coisas pelas quais pode esperar. Pode selecionar a opção Pesquisar esta página no menu de três pontos para abrir o menu lateral da Pesquisa Google para aprofundar um tópico ou pesquisa e fixá-lo também. E, no que diz respeito à segurança, o Google Chrome irá agora verificar e assinalar os sites perigosos em tempo real. Isto em vez de o fazer a cada 30 ou 60 minutos. A Google espera que esta medida melhore a proteção contra phishing e malware no Chrome em até 25%.