Google cancela projecto Ara: será o fim do smartphone puramente modular?

Segundo uma notícia veiculada pela Reuters, a Google desistiu da comercialização do telemóvel modular do projecto Ara, como parte de um realinhamento mais profundo das suas apostas no hardware.

Em Maio deste ano, durante a Google I/O, a Google apresentou grandes novidades para o Projecto Ara, incluindo a capacidade para ejectarmos módulos específicos com comandos de voz. As primeiras unidades deveriam chegar às mãos de empreendedores e parceiros ainda este ano, para a criação de um smartphone verdadeiramente modular.

No entanto, tudo muda a partir deste momento em que o Projecto Ara parece oficialmente morto. Pelo menos para a Google. Existe ainda a possibilidade da tecnológica licenciar o conceito e a tecnologia a outras empresas, contudo, o negócio poderá não ser particularmente atraente para qualquer empresa. O Ara era fundamentalmente diferente da modularidade avançada pela LG e Motorola, que acrescentava algumas funcionalidades a um dispositivo básico já integrado, enquanto no caso do Ara praticamente todos os componentes eram modulares, com uma estrutura básica de processamento transversal.

Em consequência, existe forçosamente a necessidade de valores monetários avultados e redes de parceiros alargadas que poucas empresas terão capacidade de conseguir reunir como a Google.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário