Google bateu o pé, e agora? Como deve saber, a Google lançou ontem os seus novos smartphones Pixel 8, que entre muitas melhorias, e uma grande aposta em mais mercados (Finalmente Portugal!), traz uma grande novidade naquilo que tem sido o calcanhar de Aquiles de todo o mundo Android. As atualizações!
Afinal de contas, a Google promete 7 anos de atualizações para os seus novos Pixel, e para todos os novos Pixel que vierem a seguir a estes.
Ou seja, os Pixel 8 e Pixel 8 Pro lançados agora em Outubro, vão receber atualizações até 2030. Ainda existirá Android em 2030? Não faço ideia, mas ao que tudo indica, os smartphones Pixel 8 vão estar lá, à espera de receber a mais recente atualização.
Google bateu o pé a todo o ecossistema Android! E agora?
Portanto, quando pensa no ponto mais fraco do ecossistema Android, o que lhe salta imediatamente à cabeça? A mim, é o facto de o mercado estar fracionado, e de muitos aparelhos “recentes” ainda estarem presos a versões muito antigas e pouco seguras do Sistema Operativo Android.
Infelizmente, ao contrário do ecossistema Apple, o lado Android é muito mais complexo, e por isso, muito mais difícil de controlar.
Assim, enquanto a Apple lança uma atualização para todos os aparelhos de uma só vez, a Google atualiza o seu sistema operativo ‘aberto’, e depois espera que cada fabricante faça as suas modificações, os seus testes, e apenas depois lancem a atualização para os seus aparelhos. Uma estratégia demasiado repartida, que acaba também por resultar em aparelhos de gamas altas atualizados, e aparelhos de gamas médias e baixas completamente esquecidos.
É muito difícil criar uma experiência de utilização homogénea, quando todas as fabricantes têm as suas próprias estratégias de atualização e de suporte de software.
É exatamente por isto que a Google aproveitou a sua gama Pixel para mostrar o caminho a todo o ecossistema!
A gigante da pesquisa quer 7 anos de atualizações em todos os aparelhos, e como tal, a aposta começa já com os Pixel 8. Vale a pena salientar que são 7 anos de atualizações a sério, e não apenas de segurança. Isto é uma mudança de paradigma! Porém, enquanto a Google não mudar a forma como o Android é atualizado e modificado. Isto vale de muito pouco para as outras fabricantes.
Sim, é bonito ver a Google a dar bom suporte. Mas acredita que a Samsung, Xiaomi, etc… Vão oferecer 7 anos de atualizações de software a todos os seus aparelhos? Duvido muito. Porque é uma tarefa que exige demasiados recursos humanos, tempo, e claro, dinheiro.