Em setembro, a Google introduziu as extensões Bard e a do YouTube pode agora compreender o que está a acontecer num vídeo. Isto é sem dúvida uma forma interessante de utilizar a inteligência artificial.
Google Bard já responde a questões sobre vídeos do YouTube
A Google disse ontem que está a “dar os primeiros passos na capacidade do Bard para compreender os vídeos do YouTube”. Assim, este sistema de inteligência artificial pode especificamente “compreender alguns conteúdos de vídeo para que possa ter uma conversa mais rica” sobre eles.
Por exemplo, se estiver à procura de vídeos sobre como fazer um bolo de iogurte, pode agora perguntar quantos ovos são necessários para a receita do primeiro vídeo. Ou seja, consegue até os aspetos mais importantes de um vídeo sem ter de o estar a ver todo ao pormenor. Ainda assim fico a pensar se isto será bom para os produtores do vídeo…
A obtenção desta capacidade por Bard é enquadrada como uma atualização da Extensão do YouTube, que anteriormente funcionava apenas como pesquisa de vídeo conversacional.
O modo de funcionamento é muito simples. Esta experiência para os subscritores do YouTube Premium apresenta um chatbot que pode resumir vídeos, recomendar conteúdos relacionados e dizer mais sobre um tópico. No caso do YouTube, baseia-se em informações do vídeo e da Web.
A funcionalidade subjacente, como “resumir” seguido de uma hiperligação para o YouTube, parece a mesma que já tinha sido vista antes pelo site 9to5Google. A diferença é que agora pode fazer algumas perguntas complementares ao Bard. É de salientar que as novas capacidades do YouTube do Bard estão disponíveis para todos os utilizadores, em vez de estarem ainda em fase de testes.
Sem dúvida que a grande vantagem em tudo isto é a velocidade com que passamos a aceder às mais variadas informações. É quase caso para dizer que a resposta fica na ponta do dedo.