Gmail: ative isto para enviar e-mails com segurança

O Gmail é uma excelente ferramenta de e-mail que é usada por milhões. A sua interface intuitiva e integrações com outros serviços da Google tornam a comunicação entre amigos, familiares e colegas de trabalho muito mais fácil. No entanto, o Gmail continua a ser uma solução imperfeita no que diz respeito à segurança. Ou seja, nada garante que ninguém não vai ler o nosso e-mail. No entanto há uma forma de enviarmos um e-mail com segurança no Gmail.

Gmail: ative isto para enviar e-mails com segurança

Ativar o modo confidencial

A Google introduziu o modo confidencial no Gmail em 2018. Na prática permite que as pessoas enviem mensagens que podem expirar e impede que os destinatários copiem os seus conteúdos. Pode utilizar o modo confidencial num computador ou através da aplicação do Gmail no telemóvel. No entanto, terá de ativar o modo confidencial sempre que enviar uma mensagem. Eis como fazê-lo.

No computador

Para fazê-lo no computador basta carregar no símbolo do cadeado com um relógio e depois na nova janela definir a validade ou exigir um código secreto.

Gmail mais seguro

No smartphone

Entretanto no smartphone é igualmente simples. Basta darmos um clique em compor e a seguir na nova janela carregue no menu de três pontos e escolha a opção modo confidencial.

Gmail mais seguro

Ativar a confirmação de envio

Lance o Gmail no seu smartphone Android. Entretanto, as instruções são semelhantes no iPhone, por isso também as pode aplicar ao smartphone da Apple.

Depois carregue no menu hambúrguer no canto superior esquerdo.

Gmail enviar

Depois escolha a opção definições.

A seguir clique em Definições Gerais.

Depois deslize até confirmações de acção. Aí selecione a opção Confirmar antes de enviar.

Assim que esta opção estiver ativada vai surgir sempre uma caixa de confirmação antes de enviar um email. O mesmo pode ser feito antes de apagar um email ou arquivar.

Pode aceder ao Gmail aqui.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.