Utilizadores do Gmail e Outlook atingidos por uma ameaça grave!

O Gmail e o próprio Outlook estão a ser alvo de uma nova ameaça de email muito perigosa e que na realidade é bem diferente daquilo a que estamos habituados. Para além destas, há mais plataformas a serem alvo deste esquema. Ao contrário das ameaças habituais que levam as pessoas a darem um clique em links falsos ou downloads com malware, esta utiliza elementos muito mais pessoais.

Utilizadores do Gmail e Outlook atingidos por uma ameaça grave!

De facto, estes emails parecem chegar de grandes empresas como a Amazon ou o PayPal e afirmam que foi feita uma grande compra em nome da vítima.

gmail ameaça

A mensagem de email está tão bem feita que tem todas as ligações necessárias e utiliza todas as fontes e logos oficiais. O texto também surge sem erros.

Agora eventualmente deve estar a imaginar que o próximo passo é um link que nos leva para qualquer site onde temos de fazer um pagamento para resolver o problema. No entanto esse seria o método normal. O que realmente acontece é algo bem diferente disso. Assim surge uma mensagem que diz, se não fez esta compra, contacte-nos. Ora acontece que o contacte-nos vai estabelecer uma ligação telefónica.

A pessoa que atender do outro lado, embora se faça passar por um colaborador da assistência do PayPal ou da Amazon, na realidade não é nada disso. De facto, é alguém que vai tentar obter o máximo de dados sobre si. Quando falo no máximo de dados falo de nomes de utilizador, passwords e contas bancárias. E atenção que isto não é difícil.

A vítima pensa que usaram os seus dados e tem uma grande conta para pagar. Assim vai fazer de tudo para revolver a situação, fornecendo tudo aquilo que tenha ao alcance. Para além disso, o operador até pode dizer à vítima para instalar um software falso para verificar se existe alguma ameaça no computador e de modo a comprovar que não tem qualquer ligação com a compra.

Este novo ataque chama-se vishing e está a fazer muitas vítimas. De facto, isto já levou os especialistas da Kaspersky a lançarem um alerta.

O segredo do sucesso deste esquema está no número de telefone

Este é um tipo de ataque para o qual temos de estar muito preparados. É que neste momento está a resultar muito bem, sobretudo pelo facto de envolver uma chamada telefónica. Em muitos casos é utilizado um número fixo para dar ainda mais confiança.

Para assustarem as pessoas, normalmente as contas para pagar são altas. Alguém utiliza a nossa conta para pagar um Apple Watch ou um portátil para jogos. É que quanto mais alta for, mais dispostos estamos a pagar para resolver a situação.

O que devo fazer para não cair nestes esquemas

Há formas simples de verificar se estes emails que recebe são verdadeiros ou não.

A primeira coisa é verificar a sua conta. Se não houver transações suspeitas então não tem motivos para se assustar.

Não ligue também a ninguém. É estranho darem um número de contacto e ser essa a única forma de resolverem a situação.

Pode também entrar na conta do serviço em questão e verificar se aparece lá alguma transação.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!