O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de correio electrónico. Logo à partida porque é grátis. Depois porque é muito completo. De facto, tem tantas funcionalidades que por vezes nem nos apercebemos que elas lá estão. Ainda assim vale realmente a pena utilizá-las. Uma delas e que passa mais despercebida é o marcador de conversas importantes do Gmail, uma função bastante interessante que aprende consigo. Ele pode ser ativada de forma automática, graças aos sistemas de inteligência artificial da Google, ou então de forma manual.
Gmail: o marcador de conversas aprende consigo!
O Gmail tem várias funções que nos ajudam a organizar e-mails. Delas, uma das mais interessantes é o marcador de importância e o sistema automatizado que o suporta.
O marcador de conversas importantes do Gmail
Além dos filtros que organizam a caixa de entrada do Gmail, surgem dois símbolos ao lado de cada e-mail: uma estrela e um marcador. Este último é uma parte fundamental da chamada magia do Gmail.
Dito isto, podemos dar um clique no marcador para ensinarmos ao Gmail que se trata de uma conversa importante. No entanto, também vamos encontrar alguns e-mails já marcados como importantes, com base no que a Google sabe dos nossos interesses.
Ou seja, tudo o que o marcador de importância faz é tentar sinalizar conversas significativas, poupando-nos o esforço de o estarmos a fazer.
Como funciona esta função do Gmail?
Embora pareça uma coisa muito simples, na realidade é exatamente o oposto. Aliás o sistema para o utilizador é simples. No interior é que estão vários mecanismos mais complexos.
Assim para classificar automaticamente uma conversa como importante a Google tem em consideração muitas coisas. Aquilo que abrimos e respondemos, a quem enviamos um email e com que frequência, as palavras chave nos emails com que interagimos mais e as marcações que fazemos manualmente.
Quanto mais utilizamos o Gmail, mais ele aprende connosco.
Basicamente, é uma forma de machine learning, que cria um perfil das nossas atividades no Gmail e utiliza-as para identificar e-mails que devemos mesmo ver.
Entretanto se as nossas preferências mudarem também podemos começar a fazer algumas alterações manualmente para que a Google perceba isto.
Vou dar um exemplo para que tudo fique mais simples. Vamos imaginar que uma pessoa gostava de fumar. Então recebia vários emails sobre o assunto, com promoções, sugestões e afins. Dito isto, a Google marcava essas conversas como importantes. No entanto essa pessoa de repente deixa de fumar e não quer ver nada disso. Então tem de começar a marcar essas conversas como não importantes. Assim a Google vai aprender com isso.
Classificar uma conversa como importante é muito simples e basta apenas darmos um clique no símbolo que surge ao pé da estrela logo antes do assunto do email.
Com a magia da Google este sistema é algo muito útil. Ainda assim o algoritmo ainda pode cometer erros, mas com algumas afinações manuais as coisas rapidamente ficam perfeitas.
Pode aceder ao Gmail aqui.