Gmail: atenção esta mensagem sem nada deixa-o em perigo!

Há alertas que convém não ignorar sobretudo quando são situações que nos podem deixar em perigo. Quando falamos em mensagens perigosas normalmente pensamos naqueles emails que se fazem passar por comunicações falsas dos correios, EDP e outros. Mas na realidade os perigos podem estar onde menos se espera. De facto, uma mensagem em sem nada que está a chegar ao Gmail deixa-nos em perigo. Na realidade quem a envia está a lançar um isto que não deverá mesmo agarrar. É que caso contrário as coisas podem-se complicar.

Gmail: atenção esta mensagem sem nada deixa-o em perigo!

A nova ameaça consiste em algo conhecido por Bait attacks. E há algo muito curioso sobretudo porque se trata de uma mensagem enviada para o Gmail que não tem nada, mas ainda assim consegue enganar as pessoas!

Entretanto há uma questão. Podemos receber um email de uma pessoa que corresponde a alguém real mas que não sabe que na realidade o enviou.

Gmail mensagem sem nada

Este ataque foi descoberto pela equipa de segurança da empresa Barracuda. São emails realmente simples. Dito isto, apenas têm na linha do assunto algo como Olá ou Hi. E isto acreditem ou não é o suficiente para atrair as vítimas!

Quanto abrimos a mensagem não está lá nada e isso parece inofensivo. Mas será?

Isto dá a entender que apareceu algum erro no envio ou que algo está em falta. Depois as pessoas acabam por responder a isto. Acredito que estivessem a pensar que ninguém vai cair nisto. O problema é que é exatamente o contrário. As pessoas têm tendência a responder e respondem mesmo!

Apesar destes emails parecerem inofensivos assim que respondemos estamos a dizer ao sistema que os enviou que a nossa conta existe mesmo. Para além disso e uma vez que respondemos estes emails mais dificilmente serão bloqueados, posteriormente, mesmo que contenham spam.

Gmail mensagem sem nada

Isto é mais ou menos como aquelas chamadas ou mensagens que recebemos de um número estranho. Não atendemos e depois retornamos.

Seja como for depois de respondermos à mensagem inicia-se um diálogo que na maioria dos casos só serve para nos roubar dinheiro.

Dos últimos Bait attacks, 90% foram enviados para contas Gmail. De facto, quem utiliza este serviço de email tem de estar alerta para não responder a estas mensagens.

Gmail mensagem sem nada

Entretanto para tentarem perceber o funcionamento a empresa de segurança respondeu a uma destas mensagens e em menos de nada tinham outra a solicitar 389 Euros devido a uma compra de um software. Assim para resolverem a situação tinham de contar um determinado número.

Os tipos de esquemas que utilizam call centers falsos estão a aumentar a olhos vistos e são negócios muito lucrativos. Os especialistas da empresa Proofpoint estimam que mais de 60 milhões de pessoas tenham pedido dinheiro devido a estes esquemas.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Gosta de Vikings na Netflix? Nem sabe a novidade que temos!

É inegável o facto de que Vikings foi talvez um dos projetos de maior sucesso já disponíveis na Netflix até aos dias de hoje....

Nova série da Netflix vai ter um dos melhores atores de Hollywood!

Se existe algo que a Netflix faz e que os fãs adoram verdadeiramente, isso é sem dúvida nenhuma algumas adaptações de filmes e série...

Ator confirmou e vem aí terceiro filme! Mas de qual estamos a falar?

Costuma-se dizer que quando mais antigos são os filmes, melhor acaba por ser o conteúdo. E a verdade, é que até existe muito sentido...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!