Gmail no iPhone está muito mais simples de utilizar! Já viu?

A Google anunciou um grande número de updates e upgrades para dispositivos Apple, onde não foram esquecidas novas ferramentas para o Google Meet e para o Gmail no iPhone e iPad. Dito isto, passamos a ter logo à partida um novo widget para o Gmail que nos permite rapidamente vermos, editarmos ou respondermos a uma mensagem.

Gmail no iPhone está muito mais simples de utilizar! Já viu?

Estas novidades que só estão a chegar agora aos utilizadores já eram conhecidas desde Novembro de 2021. Foi nessa altura que a versão 6.0.211226 do Gmail passou a incluir um widget que dava acesso rápido às mensagens, sem a necessidade de abrirmos a aplicação principal.

Gmail cópia de segurança

Agora o novo widget dá também acesso a quem enviou a mensagem e ao assunto dos emails mais recentes. Junta-se ao item já existente de acções de email rápidas e até permite às pessoas escreverem novas mensagens de imediato e sem deixarem o ecrã principal.

A outra novidade significativa diz respeito ao modo picture-in-picture para o Google Meet. Na prática permite às pessoas terem múltiplas aplicações abertas e mostrarem-nas numa chamada de vídeo-conferência. Isto pode ser realmente muito útil.

Para além disso, os utilizadores do iPhone e iPad passam a poder fazer algumas coisas durante o tempo em que a reunião está a decorrer. Assim podem reencaminhar um email, partilhar um documento ou fazerem outra coisa qq. Atenção que o navegarmos para fora do Google Meet a app será minimizada. No entanto, depois, podemos voltar a colocá-la como bem entendemos.

Entretanto e a propósito do Gmail há um alerta que temos de fazer.

A pandemia de COVID-19 mudou vários aspetos da nossa vida. Por exemplo, passou a ser necessário fazermos testes com regularidade para a nossa segurança e dos outros também. No entanto, na altura de receber os resultados, nem sempre as coisas correm bem, sobretudo quando utilizamos o Gmail para esse efeito. Devido ao facto de começarmos a receber vários resultados de testes no email houve uma situação que começou a surgir. Ou julgávamos que não recebíamos os testes ou ficavam escondidos. Tudo porque o Gmail tem algumas ferramentas de proteção mas que às vezes funcionam mal e como tal os emails importantes ficam arrumados onde não devem.

Gmail: se não recebeu o resultado do teste COVID-19 faça isto!

Quando abrimos o Gmail temos acesso a uma barra na parte superior que arruma os emails em Principal, Social e Promoções. Ora o que está a acontecer, não se sabe muito bem porquê, é que muitas mensagens importantes estão a ficar presas no separador Promoções. Curiosamente vários resultados de testes de COVID-19 vão lá parar. Como tal, as pessoas “entopem” os telefones dos laboratórios para depois confirmarem que os emails afinal estavam lá.

Gmail resultado

Não se sabe o motivo mas isto está a acontecer com muita frequência. De facto quando abro o meu separador promoções encontro lá alguns emails que por norma não iam lá parar.

Mas há pior e é especialmente isto que está a causar alguns problemas aos utilizadores. É que em alguns casos o separador promoções está em falta e aí é que a maioria das mensagens classificadas (bem ou mal) como spam escapam às pessoas. No entanto não se preocupe porque é fácil voltar a ter acesso a este separador.

Para esse efeito aceda à sua conta de Gmail aqui. Depois clique na roda dentada no canto superior direito e depois escolha a opção Ver todas as definições.

Depois vá até à opção Caixa de Entrada e aí (caso não esteja) coloque o visto Promoções. A partir desse momento já verá o separador Promoções na janela principal do Gmail e pode verificar se perdeu alguma comunicação importante.

De facto, é algo a que infelizmente neste momento precisamos de estar mesmo atentos.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.