O spam está em todo o lado. Nas mensagens de texto, nas chamadas e sobretudo num dos sítios onde começou, as caixas de correio. No entanto, algumas empresas estão a ficar especialistas em eliminar esta maleita. A Google é um desses exemplo. Na prática já consegue bloquear 99.9 por cento de spam, phishing e malware graças a diversos mecanismos.
Agora tudo está a ficar ainda melhor graças à ajuda do machine learning. Um verdadeiro pontapé nos emails de spam.
Dito isto, a nova framework TensorFlow tem estado a bloquear 100 milhões de mensagens extra de spam todos os dias.
O TensorFlow, que a Google tornou open source em 2015, tem sido utilizado para melhorar as taxas de deteção de spam há já algum tempo.
No entanto, foi só agora que este produto começou a chamar mais à atenção. O principal responsável é a introdução de novas metodologias de classificação, conforme referiu o gestor de produto desta tecnologia Neil Kumaran, em declarações feitas ao site VentureBeat.
100 milhões de mensagens extra de spam é obra
Assim, a Google tem estado a bloquear 100 milhões de mensagens extra ao identificar categorias que normalmente seriam difíceis de detectar. Assim, este sistema consegue parar mensagens baseadas em imagem, emails com conteúdo escondido e até o envio de correio eletrónico a partir de servidores novos e que ainda não foram assinalados como maliciosos.
É verdade que 100 milhões de emails pode parecer muito. No entanto se olharmos para os 1.5 mil milhões de utilizadores do Gmail, não é assim tão impressionante. Ainda assim, não deixa de ser um número assinalável.
Proteção de acordo com as preferências de cada utilizador. É este o poder do machine learning.
A Google afirma que as capacidades de aprendizagem de maquina do TensorFlow ajudam a personalizar as proteções de spam para cada utilizador.
Ou seja, aquilo que uma pessoa pode classificar como lixo sendo disso exemplo as newsletters, outras podem achar importante.
Em suma, todos nós temos hábitos próprios e gostamos de coisas que os outros utilizadores não apreciam.
De facto o Spam tem sido um problema cada vez mais sério. Agora só falta inventarem um TensorFlow para acabar com as chamadas incómodas que tantas vezes recebemos de diversas partes do mundo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!