É comum recebermos mensagens das várias plataformas a alertarem-nos para alterações na nossa conta ou no caso do e-mail para a chegada de novas mensagens. No entanto há uma mensagem em particular que o Gmail pode mostrar e que significa que estamos mesmo em perigo. De facto, se isto acontecer, e nem soubermos as razões, temos de ficar realmente à alerta e resolvermos o mais rapidamente possível. É que todos os nossos dados, mensagens, contactos e muito mais podem estar em jogo.
Gmail: se tem esta mensagem pode estar em perigo!
É uma mensagem em estilo de notificação que surge no canto inferior direito e como tal pode passar despercebida a muitos utilizadores. No entanto é muito importante que esteja atento. É que se ao abrirmos o Gmail a Google enviar a notificação de que a conta está a ser utilizada noutro local podemos estar realmente em perigo. Assim já lhe vamos explicar o que fazer se isto acontecer.
Estamos muito bem a utilizar o Gmail e de repente surge uma mensagem no canto inferior direito do ecrã. Aí podemos ler o seguinte: “Neste momento, esta conta está a ser utilizada noutro local”. Ora se estiver a utilizar o Gmail no computador e no smartphone ao mesmo tempo não tem de se preocupar. Agora caso contrário, se nem estiver a fazer nada no telemóvel e ele estiver guardado no bolso então tem mesmo de se preocupar.
A primeira coisa a fazer é dar um clique no botão detalhes para perceber quem pode estar a usar o seu Gmail.
Quando der um clique nele abre outra janela onde podemos ver o tipo de acesso. Ora é aí que vamos descobrir tudo. Na nova janela temos o tipo de acesso, a localização do endereço IP e a data e hora. Ora a Data e hora talvez seja a mais reveladora. Se aparecerem muitos acessos, especialmente em horas que não façam sentido então é um grande sinal de alerta!
Alguém acedeu à minha conta Google e andam a ler emails?
Se o que quer saber mesmo é se alguém acedeu à sua conta Google nada mais simples. Dito isto, tem de ir a https://myactivity.google.com/. Aí pode ver o histórico ao nível de todos os dispositivos e serviços Google, como o YouTube, Google Maps, Google Play e mais.
Entretanto pode ir ainda mais longe e ver que dispositivos estão ligados à sua conta e é tudo mais simples. Em primeiro lugar clique em Conta Google. Depois no separador do lado esquerdo clique em Segurança. Aí pode ver a atividade recente e os dispositivos que estão ligados.
O que fazer para me proteger
A primeira coisa que tem de fazer é ir à gestão da sua conta Google. Pode aceder aqui. Depois de introduzir os seus dados e fazer login. Posteriormente quando chegar à janela de gestão de conta escolha a opção Segurança no menu do lado esquerdo. As imagens que apresento aqui são da versão desktop. Mas se estiver num smartphone ou tablet pode fazer tudo exatamente da mesma maneira.
Na nova página localize a secção Iniciar sessão no Google. Dentro dela vê a opção Validação em dois passos. Escolha essa opção.
Na nova janela clique em introdução. Entretanto, a seguir, terá de fazer login novamente.
Depois de introduzir os seus dados chega ao ecrã que mostramos abaixo. Entretanto vão aparecer os dispositivos que podem receber pedidos. Na prática são aqueles onde está autenticado com a sua conta Google. No meu caso é o iPhone, mas podia ser qualquer outro smartphone Android. Carregue em continuar.
Assim que carregar em continuar vai receber um pedido no seu smartphone. Apenas tem de dizer que sim. Nessa altura o início de sessão será aprovado.
Entretanto se perder o seu telemóvel ou se o seu segundo passo não estiver disponível, vai precisar de uma opção alternativa para aceder à sua conta. Dito isto, basta configurar um número de contacto e escolher se quer que a verificação seja feita por Mensagem de Texto ou Chamada Telefónica.
Depois é carregar em enviar. Isto depois de introduzir o número. Entretanto nessa altura recebe uma SMS com um código que deverá introduzir na plataforma. Assim a partir desse momento é só confirmar tudo e já está protegido. Assim pode ter a certeza que ninguém vai entrar na sua conta.
Dito isto, esteja então atento à notificação que referimos acima no Gmail. É que utilizador prevenido vale por dois.