O futuro do mercado automóvel está neste momento totalmente virado para os carros 100% elétricos. No entanto, apesar dos benefícios destes veículos, a verdade é que existem muitos desafios a superar pelas fabricantes. Afinal de contas, tal como acontece em carros tradicionais a combustão, a chegada de um novo modelo ao mercado nem sempre corre bem.
Dito isto, desta vez é a General Motors que decidiu fazer um recall a todos os Chevy Bolt. Para quê? Para a substituição das baterias!
Antes de mais nada, saiba que estamos aqui a falar de mais de mil milhões em prejuízos para a empresa. Contudo, esta recolha é a continuação do recall anterior feito pela GM devido ao potencial risco de incêndio, que agora inclui modelos de 2019 – 2022.
Recall é voluntário e feito apenas por precaução?!
Ora bem, isto quer dizer que tem a escolha de trocar, ou não, as suas baterias. No entanto, se tem um Chevy Bolt, o que recomendado é a troca logo que possível. Afinal, apesar de raro, a verdade é que já existem pelo menos 9 incêndios confirmados, derivados de problemas nas baterias.
Segundo a GM, o problema surgiu após dois defeitos encontrados na fabricação das baterias fornecidas pela LG.
Posto isto, apesar do enorme prejuízo monetário a verdade é que a GM está a fazer o necessário para manter os condutores em segurança. Afinal de contas, a transição para os carros 100% elétricos vai continuar a apresentar problemas e manter a confiança e segurança é algo essencial para manter os compradores.
Assim sendo, até ao momento a empresa já implementou algumas precauções como limitação de software de carga máxima em 90% e aconselhar os condutores a não esgotar demasiado as baterias. Contudo, ainda não existe uma data de quando os novos módulos de baterias estarão disponíveis.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.