Gigabyte tem um SSD de 32TB que mais parece uma placa gráfica

A Gigabyte acabou de lançar um SSD super rápido de seu nome AORUS Xtreme Gen 4 AIC SSD, que consegue chegar a um máximo de 32 TB de capacidade de armazenamento, tudo isto com uma velocidade de 28 GB/s. Sim… 28 Gigas por Segundo!

Mas isto não é bem um SSD ‘convencional’. É um SSD que na verdade mais parece uma placa gráfica, com duas ventoinhas, e conectividade PCIe. Até tem alimentação extra via um cabo PCIe de 8 pinos.

Gigabyte tem um SSD de 32TB que mais parece uma placa gráfica

Portanto, de acordo com a Gigabyte, o seu novo SSD é o módulo AIC mais rápido do mercado baseado no protocolo PCIe Gen 4. Estamos a falar de uma board com 8 slots NVMe, que por sua vez são potenciados com um controlador de memória PHISON PS5018-E18. Nesta versão de 32 TB, cada slot é preenchida com um SSD de 4TB. (4×8)

Dito tudo isto, à parte da capacidade de armazenamento e velocidade estonteante (Leitura: 28GB/s / Escrita: 26.5 GB/s), o que realmente salta à vista neste SSD AIC é mesmo o seu formato. É que à primeira vista, este SSD super rápido mais parece uma placa gráfica de gama alta. Aliás, em termos de design, o cooler do SSD não é assim tão diferente daquilo que podemos encontrar na gama de placas gráficas AORUS da Gigabyte.

Em suma, com a chegada do PCIe 4.0, primeiramente pelas mãos da AMD, e algum tempo depois com suporte da Intel, o mundo dos SSDs está agora numa fase de evolução simplesmente fantástica. Aliás, caso não saiba, o PCIe 5.0 está mesmo prestes a chegar ao mercado, por isso, as coisas podem evoluir ainda mais em 2021.

Infelizmente, ainda não fazemos ideia do preço, ou data prevista de chegada ao mercado.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!