Gigabyte vai ter portáteis Intel com memória RAM DDR4 e DDR5

Como deve saber, a Intel está prestes a lançar uma nova gama de processadores com suporte à memória RAM de nova geração (DDR5), tanto no mundo dos PCs Desktop, como no mundo dos portáteis.

No entanto, como este tipo de memória vai obviamente ser significativamente mais caro (e raro) comparativamente à atual memória DDR4, e a Intel tem suporte a ambos os tipos de RAM na nova geração de processadores, tudo indica que as fabricantes vão tentar ser inteligente, ao lançar gamas de produtos baseadas em ambas as tecnologias.

Como é que isto irá funcionar, e que diferença de performance iremos ter? É muito difícil de dizer. Mas vamos tentar perceber.

Gigabyte vai ter portáteis Intel com memória RAM DDR4 e DDR5

RAM DDR4 e DDR5

Portanto, a Gigabyte parece estar a equacionar lançar portáteis AORUS baseados em processadores Intel Alder Lake-P com duas configurações de memória diferentes, DDR4 e DDR5. Afinal de contas, já chegaram alguns indícios disto mesmo à Internet. Estas são as versões:

Ambos os portáteis contam com o mesmo processador Intel Alder Lake-P com 14 núcleos de processamento físicos, onde 6 são de performance (Golden Cove) e 8 são para eficiência (Intel Gracemont). No entanto, a versão que foi ‘leaked’ mais recentemente tem uma frequência um pouco mais alta, o que pode não significar nada, apenas que a Gigabyte está a testar o limite térmico da máquina.

Quanto à RAM, numa versão temos um kit de 16GB DDR4-3200, enquanto noutro temos um kit de 16GB DDR5-4800. Curiosamente, apesar dos valores de latência serem teoricamente mais altos na memória RAM DDR5, os valores de performance no benchmark são muito melhores.

É que caso não saiba, a memória DDR4 é CL19, enquanto a memória DDR5 aqui utilizada é CL40. Mas a versão DDR5 oferece melhor performance, apesar de alguns picos de latência, devido a ser um kit de teste, provavelmente não baseado na especificação final da memória. (Estes picos não deverão existir na versão final)

Em suma, tudo isto serve de confirmação que vamos ter um misto de máquinas muito interessante no mercado, no final do ano, e início do próximo. Agora resta perceber a diferença de performance no mundo real, e claro, a diferença de preço.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!