Gigabyte corrigiu defeito dos Intel Core 12000. Mas é tão estranho…

Como deve saber, com o lançamento dos Intel Core 12000, a gigante dos semicondutores introduziu um conceito muito interessante, de misturar núcleos de performance, com outro tipo de núcleo mais focado na eficiência energética. Estamos obviamente a falar do design big.LITTLE, que no mundo mobile já não é novidade para ninguém, mas no mundo dos PCs, é uma autêntica lufada de ar fresco.

Mas lá está, como já deve ter adivinhado, um design completamente no processador, obriga a muita adaptação e otimização de código. É exatamente por isso que alguns jogos antigos, e curiosamente, alguns recentes, estão a ter problemas com os novos processadores da Intel. Mas calma… Temos soluções a caminho!

Gigabyte conseguiu corrigir defeito dos Intel Core 12000. Mas é tão estranho…

Portanto, neste tipo de processadores, temos um scheduler com a grande missão de perceber qual é a melhor tarefa para os núcleos de processamento ativos, o que num design big.LITTLE, também abrange a decisão de atirar uma tarefa para um núcleo P(erformance) ou E(ficiente). A ideia é ter o núcleo certo, para a tarefa certa.

Pois bem, além da organização de tarefas, existe um outro problema… É que, por vezes, os núcleos de eficiência podem ser reconhecidos como software DRM. Por isso, a Gigabyte viu-se obrigada a criar uma solução, para as suas motherboards, que permite ao utilizador ‘ligar’ os núcleos E, no imediato. No software da Gigabyte, isto nem o nome de ‘Park’ e ‘Unpark’. Desta forma, é possível desligar os núcleos de eficiência em algum software antigo, nomeadamente jogos, para correrem de forma mais fluída.

É uma excelente solução da Gigabyte, para quem tem motherboards da fabricante. Tem apenas 1MB de tamanho, e resulta muito bem. Obviamente que é um tipo de software que eventualmente vai desaparecer, à medida que a Intel melhora o seu código, e tudo fica automático. Mas enquanto estamos nesta altura, com ‘dores de crescimento’, é um bom penso rápido.

Fonte

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.