da Google

A Google adicionou um teclado flutuante ao Gboard que torna o funcionamento multitarefa muito mais simples. Esta novidade foi adicionada ao Gboard versão 7.6 e foi lançada no dia 19 de outubro, segundo o conhecido site 9to5 Google. Como funciona esta novidade no teclado da Google?

Teclado da Google: Aceder à nova funcionalidade

Primeiramente, esta funcionalidade está disponível quando se carrega no ícone Gboard da Google e, posteriormente, quando toca no menu flutuante. A partir daqui, pode ativar ou desativar o teclado flutuante ou, se achar que o vai utilizar muitas vezes, adicioná-lo à barra de acesso fácil do Gboard.

Quando o teclado flutuante estiver ativado, pode arrastá-lo pelo ecrã e redimensioná-lo como achar melhor. Desativar esta funcionalidade é exatamente igual a ativá-la.

Muito útil para a funcionalidade de ecrã dividido

Isto é particularmente útil para multi-tarefa em ecrã dividido. Antes da atualização, quando tinha duas janelas abertas e queria escrever alguma coisa, o teclado aparecia no seu local habitual na parte inferior do ecrã. Isto cobria a maior parte da janela inferior ou empurrava a janela inferior para a janela superior.

Ambos os cenários poderiam ser muito irritantes se quisesse copiar algumas informações de uma janela para outra. Por exemplo, ao introduzir informações bancárias numa aplicação de pagamentos. O novo teclado flutuante significa que pode posicionar o teclado como quiser, garantindo que possa ver as informações importantes.

Mais fácil digitar com uma só mão

Assim como a multitarefa, o teclado flutuante pode facilitar a introdução de texto com uma mão, pois pode diminuir o tamanho do teclado e posicioná-lo de uma forma que seja mais confortável.

Mas importa salientar que o Gboard não é o primeiro teclado a implementar esta funcionalidade. O SwiftKey já a disponibiliza há anos. No entanto, é uma novidade muito bem-vinda.

São sem dúvida boas novidades para o teclado que vem por defeito no sistema operativo Android. Esta é a primeira de muitas que estão para chegar.

Via