Gboard: Teclado da Google tem novidades e está ainda melhor!

A Google adicionou um teclado flutuante ao Gboard que torna o funcionamento multitarefa muito mais simples. Esta novidade foi adicionada ao Gboard versão 7.6 e foi lançada no dia 19 de outubro, segundo o conhecido site 9to5 Google. Como funciona esta novidade no teclado da Google?

Teclado da Google: Aceder à nova funcionalidade

Primeiramente, esta funcionalidade está disponível quando se carrega no ícone Gboard da Google e, posteriormente, quando toca no menu flutuante. A partir daqui, pode ativar ou desativar o teclado flutuante ou, se achar que o vai utilizar muitas vezes, adicioná-lo à barra de acesso fácil do Gboard.

Quando o teclado flutuante estiver ativado, pode arrastá-lo pelo ecrã e redimensioná-lo como achar melhor. Desativar esta funcionalidade é exatamente igual a ativá-la.

Muito útil para a funcionalidade de ecrã dividido

Isto é particularmente útil para multi-tarefa em ecrã dividido. Antes da atualização, quando tinha duas janelas abertas e queria escrever alguma coisa, o teclado aparecia no seu local habitual na parte inferior do ecrã. Isto cobria a maior parte da janela inferior ou empurrava a janela inferior para a janela superior.

Ambos os cenários poderiam ser muito irritantes se quisesse copiar algumas informações de uma janela para outra. Por exemplo, ao introduzir informações bancárias numa aplicação de pagamentos. O novo teclado flutuante significa que pode posicionar o teclado como quiser, garantindo que possa ver as informações importantes.

Mais fácil digitar com uma só mão

Assim como a multitarefa, o teclado flutuante pode facilitar a introdução de texto com uma mão, pois pode diminuir o tamanho do teclado e posicioná-lo de uma forma que seja mais confortável.

Mas importa salientar que o Gboard não é o primeiro teclado a implementar esta funcionalidade. O SwiftKey já a disponibiliza há anos. No entanto, é uma novidade muito bem-vinda.

São sem dúvida boas novidades para o teclado que vem por defeito no sistema operativo Android. Esta é a primeira de muitas que estão para chegar.

Via

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Google quer roubar a Ray-Ban à Meta!

Ao que tudo indica, a Google já tentou começar algum tipo de conversação com a empresa mãe da popular marca de óculos de sol...

Como descobrir uma fuga de vácuo no seu automóvel?

Embora normalmente seja fácil localizar uma fuga de óleo ou de líquido de refrigeração, sobretudo devido à existência de líquido, encontrar fugas de vácuo...

Como reduzir os reflexos no ecrã do seu televisor! É simples

Apesar de os televisores terem evoluído muito, há uma coisa que continua a impedir a experiência de visualização perfeita: O brilho. Seja qual for...

Muita atenção à profundidade de descarga do seu veículo elétrico

A profundidade de descarga refere-se à quantidade de bateria que utiliza entre carregamentos. Por exemplo, se tiver uma bateria de 100 kWh, uma profundidade...

iPhone 15 vai ficar mais barato!? Tenha paciência!

Como deve saber, a gama de smartphones iPhone 16 está quase a ser anunciada e posteriormente lançada no mercado Global. Afinal de contas, a...

Microsoft quer revolucionar atualizações do Windows 11!

Pode parecer uma notícia curiosa após todas as piadas e "memes" que tivemos a oportunidade ver na Internet nas últimas horas, mas a realidade...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados