Gboard: Teclado da Google tem novidades e está ainda melhor!

A Google adicionou um teclado flutuante ao Gboard que torna o funcionamento multitarefa muito mais simples. Esta novidade foi adicionada ao Gboard versão 7.6 e foi lançada no dia 19 de outubro, segundo o conhecido site 9to5 Google. Como funciona esta novidade no teclado da Google?

Teclado da Google: Aceder à nova funcionalidade

Primeiramente, esta funcionalidade está disponível quando se carrega no ícone Gboard da Google e, posteriormente, quando toca no menu flutuante. A partir daqui, pode ativar ou desativar o teclado flutuante ou, se achar que o vai utilizar muitas vezes, adicioná-lo à barra de acesso fácil do Gboard.

Quando o teclado flutuante estiver ativado, pode arrastá-lo pelo ecrã e redimensioná-lo como achar melhor. Desativar esta funcionalidade é exatamente igual a ativá-la.

Muito útil para a funcionalidade de ecrã dividido

Isto é particularmente útil para multi-tarefa em ecrã dividido. Antes da atualização, quando tinha duas janelas abertas e queria escrever alguma coisa, o teclado aparecia no seu local habitual na parte inferior do ecrã. Isto cobria a maior parte da janela inferior ou empurrava a janela inferior para a janela superior.

Ambos os cenários poderiam ser muito irritantes se quisesse copiar algumas informações de uma janela para outra. Por exemplo, ao introduzir informações bancárias numa aplicação de pagamentos. O novo teclado flutuante significa que pode posicionar o teclado como quiser, garantindo que possa ver as informações importantes.

Mais fácil digitar com uma só mão

Assim como a multitarefa, o teclado flutuante pode facilitar a introdução de texto com uma mão, pois pode diminuir o tamanho do teclado e posicioná-lo de uma forma que seja mais confortável.

Mas importa salientar que o Gboard não é o primeiro teclado a implementar esta funcionalidade. O SwiftKey já a disponibiliza há anos. No entanto, é uma novidade muito bem-vinda.

São sem dúvida boas novidades para o teclado que vem por defeito no sistema operativo Android. Esta é a primeira de muitas que estão para chegar.

Via

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Diga o que disser vai chorar com este documentário da Netflix!

Existem filmes e filmes na Netflix! Sendo que uns nos apresentam histórias de ação brutais, comédias de começar a rir e não parar e...

Huawei tem uma grande surpresa preparada para Outubro!

Tudo corria de feição para a Huawei, mas o problema com os Estados Unidos deu cabo da vida a este fabricante. De facto, de...

Bug na Playstation Store revela jogo da PS Plus de Outubro? Sim?!

Nos últimos tempos, temos falado bastante acerca dos jogos PS Plus, principalmente no facto de a qualidade das ofertas ter descido significativamente em 2021,...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!