Inicio Android Gboard: Teclado da Google tem novidades e está ainda melhor!

Gboard: Teclado da Google tem novidades e está ainda melhor!

A Google adicionou um teclado flutuante ao Gboard que torna o funcionamento multitarefa muito mais simples. Esta novidade foi adicionada ao Gboard versão 7.6 e foi lançada no dia 19 de outubro, segundo o conhecido site 9to5 Google. Como funciona esta novidade no teclado da Google?

Teclado da Google: Aceder à nova funcionalidade

Primeiramente, esta funcionalidade está disponível quando se carrega no ícone Gboard da Google e, posteriormente, quando toca no menu flutuante. A partir daqui, pode ativar ou desativar o teclado flutuante ou, se achar que o vai utilizar muitas vezes, adicioná-lo à barra de acesso fácil do Gboard.

Quando o teclado flutuante estiver ativado, pode arrastá-lo pelo ecrã e redimensioná-lo como achar melhor. Desativar esta funcionalidade é exatamente igual a ativá-la.

Muito útil para a funcionalidade de ecrã dividido

Isto é particularmente útil para multi-tarefa em ecrã dividido. Antes da atualização, quando tinha duas janelas abertas e queria escrever alguma coisa, o teclado aparecia no seu local habitual na parte inferior do ecrã. Isto cobria a maior parte da janela inferior ou empurrava a janela inferior para a janela superior.

Ambos os cenários poderiam ser muito irritantes se quisesse copiar algumas informações de uma janela para outra. Por exemplo, ao introduzir informações bancárias numa aplicação de pagamentos. O novo teclado flutuante significa que pode posicionar o teclado como quiser, garantindo que possa ver as informações importantes.

Mais fácil digitar com uma só mão

Assim como a multitarefa, o teclado flutuante pode facilitar a introdução de texto com uma mão, pois pode diminuir o tamanho do teclado e posicioná-lo de uma forma que seja mais confortável.

Mas importa salientar que o Gboard não é o primeiro teclado a implementar esta funcionalidade. O SwiftKey já a disponibiliza há anos. No entanto, é uma novidade muito bem-vinda.

São sem dúvida boas novidades para o teclado que vem por defeito no sistema operativo Android. Esta é a primeira de muitas que estão para chegar.

Via Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Ridículo? NVIDIA pediu desculpa antes da chegada das RTX 3090

Isto começa a não fazer sentido nenhum... Afinal de contas, depois do 'fail' do lançamento das RTX 3080, que esgotaram em menos de 10...

(Descontos) Compre o Windows 10 Pro por menos de 12,62€!

Compre o Windows 10 Pro por menos de 12,62€! - Num mundo cada vez mais digital, é sempre importante ter em conta as ofertas...

Galaxy S20 FE vs Galaxy S20: Qual é a grande diferença?

Como deve saber, temos um novo Galaxy S20 no mundo dos smartphones! Estamos a falar do Galaxy S20 FE (Fan Edition), um aparelho que...

TicWatch Pro 3: justifica-se um preço de 299 Euros?

A Qualcomm revelou dois novos chipsets para wearables em junho. Falo do Snapdragon Wear 4100 e 4100+. Os novos chips são uma atualização significativa...

Amazon: as quatro novidades tecnológicas mais importantes!

A maioria das pessoas conhece a Amazon pela loja, propriamente dita. No entanto há muito mais para além disso. Exemplo disso é o novo...