Gboard sofre uma limpeza para receber o que é mais importante!

Não é o único teclado para Android e dificilmente será o último. No entanto, o Gboard é sem dúvida o mais utilizado e um dos melhores. Vem instalado por defeito na grande maioria dos smartphones e ajuda-nos a escrever mais rapidamente e inclusivamente sem erros. Isto quando não troca algumas palavras por outras o que dá origem a situações, no mínimo, bem engraçadas. Agora eis que o GBoard sobreu uma bela limpeza com o objetivo de receber o que é mais importante.

Gboard sofre uma limpeza para receber o que é mais importante!

O Gboard está a sofrer as influências do design Material You que é um dos grandes pontos fortes do Android 12, mas não só. É que o update mais recente para o Gboard chega com um novo menu nas definições pra controlar Emojis, stickers e gifs animados. Dito isto, esta categoria ocupa o espaço que anteriormente estava destinado à pesquisa.

Imagens: 9to5Google.com

Assim podemos configurar diversos elementos relacionados com os Emojis. Por exemplo, é possível mostrar ou esconder a tecla dedicada dos emoji, revelar aqueles que são mais utilizados no teclado principal, mostrá-los também no teclado de símbolos e muito mais.

Imagens: 9to5Google.com

Entretanto há outro submenu chamado sugestões onde podemos ativar as sugestões de conteúdo relacionados com Gifs, Emojis e Stickers.

Ou seja, o resultado prático disto é que vamos passar a utilizar mais emojis, gifs e stickers do que nunca.

Mas esta não é a única novidade a chegar a esta aplicação.

O clipboard e as sugestões de preenchimento automáticas são das melhores funções do Gboard. Dito isto, tocamos num campo de texto e o teclado oferece-se imediatamente para colar algo que normalmente iríamos escrever neste local. Quer seja um nome de utilizador, uma palavra-passe ou outra coisa qualquer. No entanto, há sempre espaço para melhorias.

Assim o teclado da Google acaba de ganhar a função de detetar a parte mais importante de um texto longo que foi copiado. Confuso?

Vamos imaginar que copiámos uma longa mensagem com uma morada, um número de telefone ou um link e queremos enviar uma secção importante desse texto para outro contacto ou para outra app. Eventualmente teríamos de colar tudo e depois apagar as coisas que não interessam. Agora, claro que podemos continuar a copiar o texto completo. No entanto também pode extrair as partes mais relevantes e sugeri-las em separado. Ou seja, podemos só escolher colar a morada, o número de telefone ou o link e não o texto todo. É fantástico não é?

Isto funciona também para horas e datas específicas bem como para números aleatórios. Assim, se as horas estivarem formatadas em xx:xx serão bem reconhecidas. No entanto se o texto disser encontramo-nos às 11, o novo sistema apenas vai detetar o número 11.

Atenção que para ter acesso a isto tem de ativar estas sugestões manualmente. Dito isto, tem de is às definições depois área de transferência e ativar a opção Mostrar o texto e as imagens copiados recentemente na barra de sugestões. É que caso contrário esta novidade não vai surgir.

Caso não tenha esta app instalada está disponível na Play Store aqui.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Microsoft confirmou. TPM 2.0 é obrigatório! Até nas máquinas virtuais

O Windows 11 está mesmo prestes a chegar ao mercado, visto que a sua data de lançamento já foi antecipada do 11.11 para o...

AMD vai ter placas muito mais rápidas (mas mais caras) em 2022!

Esta não é a primeira vez que vemos alguns rumores a falar acerca da nova geração de placas gráficas AMD Radeon, mas uma coisa...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!