Gboard: o teclado da Google acaba de ficar muito mais inteligente!

Dificilmente há concorrência para o Gboard. Primeiro é o teclado da Google e como tal integra-se de uma forma muito eficaz com o sistema operativo Android. Depois está sempre a receber novas funções para ficar melhor. Isto sem cobrar um tostão aos utilizadores. Agora eis que o famoso teclado da Google, Gboard, acaba de ficar muito mais inteligente!

Gboard: o teclado da Google acaba de ficar muito mais inteligente!

O clipboard e as sugestões de preenchimento automáticas são das melhores funções do Gboard. Dito isto, tocamos num campo de texto e o teclado oferece-se imediatamente para colar algo que normalmente iríamos escrever neste local. Quer seja um nome de utilizador, uma palavra-passe ou outra coisa qualquer. No entanto, há sempre espaço para melhorias.

Assim o teclado da Google acaba de ganhar a função de detetar a parte mais importante de um texto longo que foi copiado. Confuso?

Vamos imaginar que copiámos uma longa mensagem com uma morada, um número de telefone ou um link e queremos enviar uma secção importante desse texto para outro contacto ou para outra app. Eventualmente teríamos de colar tudo e depois apagar as coisas que não interessam. Agora, claro que podemos continuar a copiar o texto completo. No entanto também pode extrair as partes mais relevantes e sugeri-las em separado. Ou seja, podemos só escolher colar a morada, o número de telefone ou o link e não o texto todo. É fantástico não é?

Isto funciona também para horas e datas específicas bem como para números aleatórios. Assim, se as horas estivarem formatadas em xx:xx serão bem reconhecidas. No entanto se o texto disser encontramo-nos às 11, o novo sistema apenas vai detetar o número 11.

Atenção que para ter acesso a isto tem de ativar estas sugestões manualmente. Dito isto, tem de is às definições depois área de transferência e ativar a opção Mostrar o texto e as imagens copiados recentemente na barra de sugestões. É que caso contrário esta novidade não vai surgir.

Esta novidade pode ainda não aparecer para todas as pessoas. Ou seja, o texto selectivo. No entanto a função já está a ser distribuída de forma faseada.

Entretanto o Gboard para Android pode ser descarregado aqui. Para iPhone está disponível aqui.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!