Gasolina 95 ou Gasolina 98: Qual é a melhor?

Da mesma forma que já falámos um pouco sobre as diferenças entre a Gasolina e o Gasóleo, e até já falámos sobre as diferenças entre o combustível ‘Normal’ e o combustível ‘Low-Cost’, vamos agora falar das diferenças entre a Gasolina 95 e a Gasolina 98.

A Gasolina 98 é para os ricos? É só para os carros de alta cilindrada? Serve para quê? No que difere? Pois bem… Vamos por partes.

- Publicidade -

Gasolina 95 vs Gasolina 98: Uma para pobres, outra para ricos?

combustíves, gasolina, gasóleo

Portanto, hoje em dia, a escolha entre a Gasolina 95 e a significativamente mais cara Gasolina 98, ainda alimenta algumas dúvidas e discussões na Internet e nos Cafés.

Ao fim ao cabo, um veículo pensado para utilizar Gasolina 95, também aceita Gasolina 98, e na verdade, o contrário também pode acontecer. Ainda assim, apesar dessa compatibilidade, é preciso perceber que existem veículos em que a utilização de gasolina 98 é mais adequada e outros em que o melhor é utilizar gasolina 95.

Mas, antes de mais nada, é preciso perceber do que raio estamos a falar! Sabe o que são Octanas?

octanas

As octanas, ou a octanagem, é a diferença química mais relevante entre a gasolina 95 e a gasolina 98. Aliás, na verdade, apesar de em Portugal não ser fácil de encontrar, existem outros tipos de gasolina fora deste duelo ’95 vs 98′, como pode ver na imagem em cima. (Ou seja, em Portugal, no geral, a Gasolina até tem mais qualidade que noutras regiões do globo.)

Voltando ao assunto, estas octanas são o componente da gasolina responsável pelo grau de resistência à compressão. Em suma, quanto maior a octanagem, menor a resistência à compressão. Resultado? O carro tem um poder de aceleração, e possivelmente, uma performance geral melhor. (O que muito se deve ao facto de o carro poder aquecer mais, com Gasolina 98 no tanque.) No entanto, na prática, nem sempre a gasolina 98 resulta numa performance superior.

Porquê uma diferença de preço tão significativa?

A diferença de preço nestes dois tipos de gasolina pode depender de muita coisa, e por isso, também pode ser diferente de posto para posto, ou de região para região, mas normalmente, a diferença anda entre os 15 e os 20 cêntimos por litro.

Quando usar Gasolina 98 em vez de 95?

Normalmente, como a gasolina 98 tem uma maior capacidade de explosão, é ideal para carros desportivos, superdesportivos e para motociclos superiores a 125cc. Mas atenção, esses veículos têm de ser pensados para a utilização desse tipo de combustível. Não pense que meter Gasolina 98, no seu VW Polo 1.0 com 90cv, vá fazer com que nascem mais 2 ou 3 cavalinhos dentro do seu pequeno motor. Isso simplesmente não acontece.

Em suma, fora do uso aconselhado pela fabricante, a gasolina 98 fará pouca ou nenhuma diferença. Por isso, na maioria dos veículos é aconselhável a utilização de gasolina 95.

Como funciona a produção destes combustíveis? Afinal, a matéria prima é a mesma, o petróleo.

Na verdade, a produção destes combustíveis é bastante idêntica, com as duas gasolinas a saírem na mesma etapa da torre de refinação de combustível. Assim, o que realmente muda é a utilização de aditivos, como as octanas, ou a percentagem de bioetanol.

Na gasolina 98 a percentagem de bioetanol pode ir até aos 10%, enquanto na gasolina 95 ronda os 5%.

Conclusão

Se anda a utilizar gasolina 98 simples para tentar ter alguns benefícios na performance do veículo, talvez seja melhor considerar uma gasolina 95 aditivada. É que mesmo no preço, regra geral, a gasolina 95 aditivada é mais económica do que a gasolina 98 simples.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.