A Garmin lançou o Garmin Swim, um relógio especialmente concebido para adeptos de natação que queiram estudar a sua técnica, contar as braçadas, a distância e o ritmo, entre outros elementos

O Garmin Swim identifica automaticamente a natureza das braçadas e mede com precisão o comprimento e o número das mesmas, a distância e o ritmo, entre outros elementos. Gastando apenas alguns segundos, os utilizadores podem definir tempos de treino ou iniciar um treino cronometrado sem necessitarem de estar constantemente a olhar para o relógio da piscina. O Swim ajuda mesmo a calcular o swolf score dos nadadores para maximizar a eficiência, tornando-o num parceiro ideal para quem procura o melhor resultado em cada prova em que participa. Com ele, os nadadores podem finalmente deixar de fazer contas de cabeça enquanto treinam e focar-se no treino em si. No fim, terão acesso a todas as informações importantes para análise do mesmo, de forma automática e em tempo real. Ao recorrer à função Drill (modo de exercício), este dispositivo permite introduzir manualmente a distância depois da realização de cada exercício, de forma a melhorar a memória muscular dos nadadores e a otimizar o seu desempenho. O Swim assegura ao utilizador informações detalhadas sobre distâncias e ritmo, número e tipo de braçadas, calorias gastas e dados automáticos de identificação de intervalos de treino.

O Garmin Swim está pronto a ser usado assim que o tira da embalagem. Basta indicar ao equipamento qual o comprimento da piscina onde vai nadar e dar início ao treino. O seu design inovador permite uma resistência mínima à água, pelo que não prejudica a performance do nadador. A autonomia do relógio é de cerca de um ano e a substituição da pilha é muito simples. De resto, essa substituição pode ser feita em casa, pelo que os atletas não têm de ficar sem ele caso a autonomia se esgote. Para ver o Garmin Swim em ação, vá a www.garmin.com/swim.

A interface intuitiva conta apenas com seis botões, pelo que todas as funções estão disponíveis de forma rápida e fácil.

Depois de concluir o treino, os atletas podem fazer upload dos seus resultados através para o Garmin Connect (http://connect.garmin.com), um site que permite uma análise gratuita dos tempos. Neste local, os nadadores podem verificar os resultados uns dos outros, manter os seus objetivos registados, partilhar registos de treino com os seus treinadores, amigos e familiares e ainda participar ativamente numa comunidade online de adeptos de desporto com mais de 80 milhões de participantes a nível mundial. E graças às funcionalidades garantidas pela tecnologia wireless ANT+™ e à pen USB que é oferecida com o Garmin Swim, os dados referentes ao treino são automaticamente guardados no portátil desde que o computador esteja dentro do alcance da rede. De resto, o Garmin Connect é compatível com sistemas Windows e Mac.

O novo Garmin Swim já está disponível no mercado nacional por um preço recomendado de 149 euros, IVA incluído.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.