O zūmo 390LM é o novo GPS da Garmin para motociclistas. Disponibiliza um registo do histórico de revisões, assistente de faixa de rodagem com visualização de cruzamentos, rastreio de viagem e um serviço de atualização de mapas vitalício, entre outras funcionalidades. Tem um ecrã touchscreen de 4,3 polegadas legível sob intensa luz solar e adequado para uso com luvas. A sua carcaça resistente protege-o de eventuais quedas, manchas de óleo e até mesmo dos raios UV.

Embora esteja orientado para motas este equipamento pode ser usado em carros pois traz um acessório para montagem no cockpit do automóvel. A tecnologia sem fios Bluetooth permite aos condutores emparelharem o zūmo com o telemóvel ou um headset ou capacete compatíveis com esta tecnologia wireless.

O zūmo 390LM é o primeiro GPS, da série de equipamentos para motociclos da Garmin, compatível com o novo e integrado Tire Pressure Monitor Sensor3 (TPMS). De fácil utilização, basta adicionar um sensor em cada pneu da mota e a partir daí monitorizar a pressão no ecrã do zūmo. Este sistema funciona no máximo em quatro pneus, em qualquer configuração, sendo necessário no entanto um sensor TPMS para cada pneu. Nomeadamente, o Service History Log (registo do histórico de revisões) permite que os fans de longo curso tenham sempre à mão a informação sobre a data da revisão, quilometragem e tipo de manutenção efetuada nos seus motociclos. Quilometragem, mudança ou pressão dos pneus, limpeza das correias, a troca do óleo, ou até mesmo novas velas de ignição, são todos elementos sobre os quais o zūmo garante um registo atualizado, entre muitas outras possibilidades. De realçar outra funcionalidade –TracBack – que permite ao motociclista realmente deixar a sua mente voar até onde a estrada o levar –, bastando premir um botão para voltar a reviver a viagem em sentido contrário, para o ponto de origem onde a aventura começou.

Este dispositivo está disponível a um preço de venda ao público recomendado de 499 euros, IVA incluído.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.