Garmin Descent MK1: o relógio obrigatório para mergulhadores

Chama-se Descent Mk1 e é na prática o primeiro computador de mergulho em formato relógio da Garmin, que oferece GPS de superfície, de modo a que os mergulhadores possam marcar facilmente os locais de entrada e de saída de imersão. Ainda fornece mapas totalmente a cores, funções multidesporto e sensor de frequência cardíaca no pulso.

Mergulhos planificados

O Descent Mk1 permite que planifique os seus mergulhos recreativos, técnicos e livres no seu próprio dispositivo, pois oferece diferentes perfis de mergulho e coloca ao seu dispor todos os dados importantes e em tempo real. Graças ao GPS integrado, tem a capacidade de guardar automaticamente os pontos de entrada e de saída do mergulho, enquanto a sua bússola de 3 eixos permite-lhe fazer uma navegação tanto na superfície como durante o mergulho, ajudando-o a permanecer na rota e oferecendo-lhe uma orientação contínua a qualquer momento. Além disso, o utilizador pode guardar e rever dados de até 10 mil mergulhos.

Assim que submergir, o computador ativa e informa-o, entre outras coisas, sobre a profundidade atual, o tempo de mergulho, a temperatura da água, a velocidade de subida/descida, o tempo de não-descompressão, as paragens de segurança, informações sobre a paragem de descompressão e a duração da bateria, dados-chave que precisa em tempo real para realizar um mergulho mais seguro.

Debaixo de água, o algoritmo Bühlmann ZHL-16c garante que fica dentro dos limites da imersão. Os alertas por tom e vibração selecionáveis são responsáveis por mantê-lo informado durante o mergulho, podendo configurar os parâmetros de conservadorismo com base nos seus limites de segurança pessoais para avisá-lo quando alcança os pontos críticos. Também suporta até seis misturas de gases diferentes, incluindo Nitrox e Trimix (até 100% de oxigênio).

Garmin

Duas versões diferentes

Este dispositivo está disponível em dois acabamentos diferentes: uma versão com moldura de aço inoxidável e bracelete de silicone e outra com bisel e bracelete em titânio com revestimento DLC.

Importa ainda destacar a autonomia. Na prática é possível atingir-se até 40 horas de autonomia no modo mergulho, 21 dias no modo relógio, 12 dias no modo relógio inteligente e 20 horas no modo GPS.

Além das funções de mergulho, o Descent Mk1 inclui funções desportivas e ferramentas de navegação para outdoor. Também possui perfis de atividades pré-instaladas para desportos como natação, corrida, ciclismo ou caminhadas, entre outros, fornecendo várias informações sobre as suas atividades, como medidas de desempenho, dados fisiológicos, dinâmicas de estrada e muito mais.

Ligado a um smartphone compatível, o Descent Mk1 recebe notificações inteligentes diretamente no ecrã do relógio, alertas de áudio e permite que controle a música do seu smartphone. Também incorpora Wi-Fi para ligar o relógio à sua rede sem fios e conectar-se automaticamente ao Garmin Connect, onde pode descarregar, compartilhar e planear o seu treino.

O preço ronda os 999,99 euros.

Patricia Fonseca
Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.