Inicio outros Games: A Inteligência Artificial está a ganhar terreno!

Games: A Inteligência Artificial está a ganhar terreno!

Podíamos começar por dizer que ainda existem jogos que a Inteligência Artificial não consegue vencer mas a verdade é que são cada vez menos. A tecnologia está a avançar rapidamente e os investigadores na área da Inteligência Artificial gostam do desafio de tentar derrotar os melhores jogadores humanos, por isso dedicam cada vez mais hora a aperfeiçoar as suas criações… E os resultados começam a ser visíveis.

Adam Nadel/Associated Press

No Xadrez, a primeira disputa entre um computador e um humano remonta a 1978, em Toronto, conta a BBC. David Levy era campeão de xadrez mas só conseguiu ganhar três dos cinco jogos contra a máquina. Conseguiu continuar a ganhar até a primeira grande derrota contra o Deep Thought, em 1989.

Mas o grande marco aconteceu mais tarde, em 1997, quando o Campeão do Mundo de Xadrez, Garry Kasparov, perdeu contra o supercomputador da IBM, Deep Blue. A derrota foi noticiada por todo o mundo e deu início a uma nova era, em que se pretende que o computador não seja sempre o oponente mas se torne o melhor assistente do jogador humano. Desta forma, unem-se os dois tipos de cérebro – o intuitivo e o analítico – numa espécie de cyborg que tornará qualquer amador num campeão.

Lee Jin-man / AP

A experiência de Lee Sedol contra o AlphaGo provou, precisamente, que os humanos ainda podem aprender muito com a Inteligência Artificial.

Leon sabia todos os truques e era considerado um dos melhores e mais experientes jogadores do complexo jogo de tabuleiro Go. No entanto, na sua primeira disputa com o jogador AlphaGo, criado pela Google DeepMind, Leon mostrou que não era invencível. Perdeu com uma margem de 4-1.

Mas no final a sensação não era de frustração e sim de surpresa. A disputa entre máquina e humano deu origem a um espetáculo incrível de novas jogadas, soluções brilhantes e criativas e, no fim, a toda uma nova perspetiva sobre o jogo – mesmo para os jogadores de longa data. Podem acompanhar todas as jogadas e respetiva análise aqui.

Katherine Arcement / Washington Post

A mais recente disputa entre homem e máquina aconteceu em janeiro deste ano, à mesa. Neste caso, a de Poker. Se ainda havia dúvidas sobre a importância do blefe e da interação entre os jogadores na magia do Poker, deixou de haver. A Inteligência Artificial ganhou a dois jogadores consagrados de Poker mas tudo não passou de um jogo aborrecido e sem emoção, onde um dos jogadores, o computador Liberatus, tomou todas as decisões sobre a máscara fria e sem expressão de uma máquina.

Este conceito de Poker mais frio e distante é um dos factores do Poker jogado pela internet através dos ecrãs, mas é também por isso que nunca deixará de haver Poker de mesa. Numa entrevista à Bloomberg, Eric Hollreiser, porta-voz da Pokerstars, referiu isso mesmo: “Esta questão limita qualquer ameaça da Inteligência Artifical ao Poker (…). Ainda que de uma forma funcional e básica a máquina imite o Poker, isto é demasiado for a da realidade do que acontece nas mesas”.

Mais uma vez, na linha da discussão que as anteriores disputas levantaram, o futuro deverá passar não pela substituição do jogador humano ou do confronto entre homem e máquina mas na formação de uma equipa funcional e imbatível: o ser humano contribui com as suas capacidades intuitivas e ideias de estratégia a longo-prazo enquanto o computador verifica todos os movimentos e simula os próximos passos. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...