Depois de muitos anos a dividir para conquistar, com medos Exynos e Snapdragon a serem lançados ao mesmo tempo, e de nos últimos anos ter existido uma aposta muito mais assente nos chips da Qualcomm… Parece que o inevitável aconteceu.
Ou seja, depois de anos a lançar modelos apenas com processadores Snapdragon, a Samsung vai finalmente voltar a apostar no Exynos em toda a sua gama de smartphones, onde podemos incluir o Galaxy S26 Ultra.
Estás com medo? Estás triste? Não é razão para isso. Ao contrário do que acontecia no passado, desta vez isso é motivo para entusiasmo.
Adeus Snapdragon, olá Exynos 2600!
O novo Galaxy S26 Ultra vai estrear o Exynos 2600, o primeiro chip da Samsung produzido através do processo de 2 nanómetros GAA, uma tecnologia que promete revolucionar o desempenho e a eficiência energética.
Dito isto, apesar de alguns artigos menos entusiasmantes, a realidade é segundo os resultados (internos) que já vieram a público, o chip parece ser um monstro.
Afinal, de acordo com testes internos divulgados na Coreia, o Exynos 2600 é seis vezes mais rápido em IA que o A19 Pro da Apple, 15% superior em desempenho multi-core e até 75% mais poderoso em gráficos.
Entretanto, quando comparado ao Snapdragon 8 Elite Gen 5, o chip da Samsung mostra um avanço de 30% em IA e 29% em GPU.
Se estes números se confirmarem no uso real, estamos a falar de um regresso histórico para a divisão Exynos, e de facto, e um murro no estômago da Qualcomm.
Mas os SoC Exynos não eram terríveis?
Durante anos, os processadores Exynos foram sinónimo de aquecimento, consumo excessivo e performance inferior.
Mas, desta vez, não vai ser assim. Aliás, a mudança começou discretamente com o Exynos 2500, usado no Galaxy Z Flip 7, e agora consolida-se com o salto para os 2 nm. A marca coreana parece finalmente ter aprendido a lição! Isto depois de anos a lidar com taxas de produção baixas e dificuldades técnicas que colocaram todo o seu projeto em risco.
A correr bem… A Samsung nunca mais vai usar chips de fora!
Se o Exynos 2600 for tão bom quanto promete, a Samsung pode finalmente viver o seu “momento Apple”. Um cenário onde o controlo total do hardware e do chip lhe dá vantagem real sobre os rivais.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!