Pode parecer estranho, pode até parecer sem sentido, mas mais uma vez, a Samsung vai manter os 5000 mAh no modelo Ultra da sua próxima geração de smartphones.
Ou seja, naquele que deveria ser o telemóvel mais poderoso, e com as maiores novidades do mercado, estamos agarrados à mesma capacidade de bateria do Galaxy S20 Ultra do ano de 2020. Mas há pelo menos uma novidade que vai agradar a alguns consumidores! Tudo indica que o carregamento rápido vai finalmente passar dos 45 W.
Galaxy S26 Ultra (2026) vai ter bateria do S20 Ultra… De 2020.
Portanto, segundo o leaker Ice Universe, a bateria não vai crescer porque a marca ainda não está pronta para apostar em força na tecnologia de baterias de silício-carbono. Uma tecnologia de bateria que já faz parte de vários smartphones de topo Chineses, e que apenas tem vindo a evoluir ao longo dos últimos anos.
Basicamente, esta solução permite colocar mais energia no mesmo espaço físico. No entanto, parece que ainda não chegou a vez dos smartphones Galaxy aproveitarem essa inovação.
Em compensação, o Galaxy S26 Ultra poderá suportar carregamento até 60 W. Não é nenhum recorde face ao que já se vê no mercado chinês, mas para os padrões da Samsung, é um avanço enorme. Finalmente, um carregamento condizente com o preço premium.
A questão da S Pen continua a ser relevante?
Sim, os smartphones Ultra da Samsung contam com espaço para a caneta S-Pen dentro do corpo do próprio aparelho. Um espaço que poderia ser aproveitado para meter mais bateria.
Ainda assim, não faz sentido a bateria não passar dos 5000mAH.
A marca tem tentado compensar isso com melhorias de eficiência, incluindo inteligência artificial que otimiza o consumo. Mas há limites para o que o software consegue fazer. Dito isto, nesta altura do campeonato, se a bateria é pequena, nota-se.
Mas uma coisa é certa, em 2026, 5000 mAh e 60 W já não vão impressionar ninguém.