Ao que tudo indica, depois de rumores a apontar para o cancelamento do S26 Edge, eis que agora temos vários indícios de que a Samsung decidiu abandonar a ideia de lançar um Galaxy S26 Pro.
Algo que parece estranho, mas é uma decisão até faz sentido! Porém, ao mesmo tempo, também revela algo grave… A marca está a viver uma crise de identidade no topo da sua gama, o que também significa que a Samsung não sabe o que fazer para continuar a lutar nas linhas da frente.
O “Pro” não ia resolver nada?
A ideia inicial passava por criar uma versão mais sofisticada, à imagem do que a Apple faz com os seus iPhones. Mas… O problema da Samsung nunca foi o nome, é mais de objetivo e clareza.
Entre o S26, o S26+ e o S26 Ultra, a marca já tem dificuldade em explicar o que torna cada modelo único. Algo normal, porque entre o S26 e S26+ apenas muda o tamanho, com a versão Ultra a ficar muito afastaa de todo o resto.
Ou seja, introduzir um “Pro” só iria baralhar ainda mais o consumidor. Afinal, se o Ultra é o topo absoluto da linha, onde é que o Pro ficava? No meio? Ao lado? A confusão era inevitável.
A falta de direção está a corroer o prestígio da linha Galaxy S, e pode meter a Samsung em Xeque!
O cancelamento do S26 Edge, motivado por vendas abaixo do esperado, já tinha levantado dúvidas sobre a estratégia da marca. Agora, a eliminação do “Pro” reforça essa sensação de desorientação.
A Samsung parece não saber o que quer fazer com o seu principal produto.
Além disto, o Galaxy S já não é o símbolo de inovação que foi há uns anos atrás. Está encurralado entre os foldables, que concentram o lado mais experimental da marca, e o Ultra, que monopoliza o estatuto de topo. O resultado é um “meio-termo” sem sal.
A Samsung precisa de parar de correr atrás da Apple!
Durante anos, a Samsung foi acusada de seguir o ritmo da Apple em vez de definir o seu próprio. Este caso é mais um exemplo. O nome “Pro” é só uma etiqueta, mas reflete a vontade da empresa de imitar uma narrativa que não é sua.
Isto pode ser uma oportunidade?
A Xiaomi também anda a correr atrás da Apple, e isso pode vir a correr mal. Aqui, com esta troca de ideias, a Samsung pode ter uma oportunidade para mudar o seu futuro.
Para ser… Bem… Mais ela própria. Porque é exatamente isso que falta aos Galaxy S… Identidade!
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!