Depois de muitos rumores e ‘leaks’, eis que a Samsung parece ter finalmente decidido avançar em uma aposta a 100% nos processadores de nova geração da Qualcomm. Ou seja, à semelhança daquilo que aconteceu em 2023 com os Galaxy S23, toda a gama de smartphones Samsung vai ser baseada em chips Qualcomm Snapdragon.
Isto teve um sucesso absurdo em 2023, com toda a gama Galaxy S23 a aparecer com uma performance própria de um aparelho topo de gama. Porém, em 2025, isto pode ser uma faca com 2 gumes.
Galaxy S25 diz não à MediaTek e até já ao Exynos. E agora? Preço tem de aumentar!
Portanto, agora que os dobráveis já estão no mercado, e muitos dos holofotes estão em cima daquilo que a Apple está a preparar com os novos iPhone 16, eis que também temos cada vez mais rumores e leaks na Internet relativamente aos novos Galaxy S25 da Samsung.
Aliás, estes últimos dias têm sido ricos em novidades, naquilo que parece ser uma Samsung disposta a apostar tudo nos novos chips de 3nm da Qualcomm, mesmo que isso signifique encarecer de forma muito significativa o preço dos seus novos Galaxy S25. Uma jogada arriscada, visto que vários outros leaks e rumores apontam para uma Apple pronta a manter os preços do ano passado.
Consegue imaginar uma gama Galaxy S25 mais cara que a gama iPhone 16? Seria estranho, mas é provável que a Samsung perceba mais do assunto do que nós.
Dito tudo isto, a realidade é que enquanto a Apple não vai apresentar grandes melhorias no lado da performance pura e dura, a Samsung está pronta a apresentar melhorias na memória RAM com o S25 Ultra a aparecer em uma versão de 16GB, bem como aumentos de performance em IA e no também no lado do GPU, à volta dos 30%. Estes aumentos no lado do SoC acontecem em toda a gama de aparelhos, e não apenas no modelo Ultra. Afinal, o Snapdragon 8 Gen4 vai ser a base de toda a gama de aparelhos Galaxy S25.
Além de tudo isto, o Snapdragon 8 Gen4 vai ser muito mais eficiente devido ao facto de a Qualcomm ter finalmente acesso às linhas de 3nm da TSMC.
O que significa tudo isto? Vai ser caro!
Ao que tudo indica, o novo SoC da Qualcomm é 30% mais caro face ao chip do ano passado. Por isso, por muito que a Samsung consiga diluir os aumentos de preço deste SoC, do aumento da memória RAM, entre muitas outras coisas, é quase inegável que os novos Galaxy S25 vão ser mais caros que os Galaxy S24 de Janeiro de 2024.
De quanto vai ser o aumento? É difícil dizer, mas diria que vai ser algo de muito similar ao que aconteceu aos dobráveis de Agosto. Ou seja, um aumento de mais ou menos 100€ em todas as versões.
Tiro no pé? Como estamos fartos de dizer, a Apple não vai ter aumentos de preços tão agressivos quanto a concorrência. Afinal, não vai aumentar a quantidade de memória RAM, nem vai saltar para os 3nm, porque já lá está desde o ano passado. Por isso, se a gama iPhone 16 não encarecer, a Samsung pode ver-se em maus lençóis.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.