Sim, é verdade que a Samsung vai voltar a apostar em processadores Exynos nos seus smartphones topo de gama, a começar já em 2024 com os Galaxy S24. Porém, tudo indica que a divisão Exynos/Snapdragon vai deixar de ser regional, para ser feita por modelos.
Ou seja, os modelos ‘base’ S24 e S24+ vão ser baseados no SoC Exynos 2400 de produção Samsung, isto enquanto o super topo de gama Galaxy S24 Ultra deverá ser baseado no novo Qualcomm Snapdragon 8 Gen3.
Entretanto, tal como aconteceu em 2023, não vai ser um processador Snapdragon qualquer, vai ser outro processador ‘For Galaxy’. O que claro está, significa uma performance significativamente superior a todos os outros smartphones baseados no mesmo processador.
Galaxy S24 Ultra vai ser bem mais rápido que o atual S23
Portanto, como dissemos no passado recente, a Samsung vai voltar a apostar em processadores Exynos nos seus novos Galaxy S24, porém, apenas para as versões base. O S24 Ultra vai continuar a contar com processadores Snapdragon ‘especiais’.
Aliás, segundo um novo leak de performance, o ganho de performance é pura e simplesmente incrível, com o novo S24 Ultra a conseguir oferecer um valor 80% superior ao do ano passado num benchmark. Curiosamente, apesar de serem esperadas algumas melhorias no lado do CPU, tudo indica que vai ser o GPU a impressionar na próxima geração.
Afinal de contas, depois de uma pontuação 40% no Geekbench, eis que o Snapdragon 8 Gen3 com um GPU Adreno 750 conseguiu um valor 80% superior num teste Vulkan. (Relativamente ao Snapdragon 8 Gen2)
Sim, o Exynos 2400 também apresenta melhorias em todas as áreas que realmente importam. Ainda assim, se quiser a melhor performance, vai ter sempre de olhar para o Snapdragon 8 Gen3 ‘For Galaxy’.
For Galaxy? O que é isto?
Muito resumidamente, a parceria entre a Samsung e a Qualcomm continua forte. Assim, tal e qual como aquilo que aconteceu em 2023… A gigante responsável pelos smartphones Galaxy tem acesso a versões mais eficientes e mais rápidas do Snapdragon 8 Gen3.
Estamos a falar de processadores escolhidos a dedo, capazes de chegar a frequências mais altas, sem aquecer, nem gastar mais energia.
Entretanto, vale ainda a pena salientar que a Samsung está a planear chegar mais cedo ao mercado em 2024. Isto significa um anúncio já planeado para Janeiro.