Galaxy S24 identifica as fotos ‘falsas’. Mas… Para quê!?

Existe muita discussão à volta daquilo que é uma fotografia real nos dias que correm, porque… Bem… Nunca se sabe! Especialmente agora com a nova geração de smartphones, onde tudo é processado ou modificado com um simples toque de um botão.

Será que é necessário um identificador nas fotos “falsas”? Ou mais vale aceitar a nova realidade?

Galaxy S24 identifica as fotos ‘falsas’. Mas… Para quê!?

s24, samsung

Portanto, a própria Samsung veio a público afirmar que a definição de “foto real” ou não existe, ou está hoje em dia muito diferente daquilo que podia esperar.

Ainda assim, com os seus novos Galaxy S24, uma gama de smartphones equipada com muitas e boas funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial, especialmente na componente da captura fotográfica… A gigante Sul Coreana decidiu adicionar uma marca de água às fotos processadas por IA. Isto ao mesmo tempo que também muda os metadados das mesmas. Para quê? Para que os utilizadores não enganem ninguém com fotos modificadas por IA.

O problema aqui é… Alguém quer saber disso? Mas, talvez mais importante que isso, já reparou na facilidade com que podemos tirar esta mesma marca de água? Basta passar um corretor por cima da mesma, ou cortar a foto.

Não é de todo muito complicado.

Quando é que esta marca aparece?

O Galaxy AI tem uma funcionalidade chamada Edição Generativa que permite preencher as margens de uma imagem, mover objectos, ou mudar o seu tamanho. É na realidade semelhante à ferramenta Magic Editor da Google, disponível nos aparelhos Pixel 8.

Por isso, depois de fazer alterações em uma qualquer foto a partir deste “Motor IA”, a Samsung decidiu que seria uma boa ideia adicionar uma marca d’água no canto esquerdo inferior da mesma, bem como informações de metadados que se destinam a dizer às pessoas que a imagem foi modificada com IA.

Mas, o próprio editor de fotografias da Samsung retira esse marca de água.

O que pensa acerca de tudo isto? Estamos prestes a entrar num novo mundo em que nada é real? É que agora já não são apenas os filtros… 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.