Não! As fotografias à lua com o Galaxy S23 não são falsas!

Quando alguns fabricantes conseguem criar algo interessante chega logo a inquisição. Ou porque tudo é falso, ou porque realmente não funciona, entre muitas outras coisas. Nos últimos dias quem tem estado na fogueira é a Samsung e mais concretamente o Galaxy S23 sobretudo por as pessoas referirem que as fotografias à lua são falsas. No entanto, podemos acabar já com este diz que disse. É que as fotos não são falsas!

Não! As fotografias à lua com o Galaxy S23 não são falsas!

As câmaras dos smartphones não têm as mesmas lentes e capacidades de zoom das DSLRs dedicadas. Por isso contam com uma mistura de sensores e a magia do software para aumentar a qualidade da fotografia e do vídeo. Se não fossem estas técnicas acredite que ninguém tirava o smartphone do bolso para fotografar. O que acontece é que tudo isto, de algum modo, torna as fotos diferentes. Aliás esta é parte da razão pela qual as fotos capturadas num iPhone podem parecer diferentes da mesma foto tirada por um Samsung Galaxy ou por um Xiaomi. A verdade é que cada empresa tem as suas próprias optimizações, equilíbrio de cores, e outras características que afetam o resultado final.

- Publicidade -

galaxy s23 fotografias à lua Em 2020, a Samsung introduziu o “Space Zoom” com o Galaxy S20 Ultra, que combinava o aumento de digital e o zoom óptico para aumentar o zoom da imagem para 100x. Este nível de zoom é útil para muitos cenários diferentes, mas a Samsung quis destacar a capacidade de obter imagens detalhadas da lua. Aliás há um tempo quando a Huawei ainda liderava no campo da fotografia até o deixar de fazer por culpa da intervenção americana já tinha sido acusada do mesmo.

Voltando à Samsung a controvérsia começou devido a um post no Reddit onde o objetivo foi mostrar que a foto era falsa e que o otimizador acabava era por enganar.

No entanto a verdade é que isto está errado. A Samsung otimiza as fotos o que é uma coisa diferente. Aliás isto é fácil de perceber. Se fosse algo completamente falso as fotos à lua ficavam sempre iguais e não é isto que acontece.

galaxy s23 fotografias à lua

A Inteligência Artificial

A Samsung está a usar um modelo de Inteligência Artificial no dispositivo para reconhecer a lua nas fotos, depois ajusta o foco e outros controlos para capturar a melhor imagem possível. A imagem passa então por um “motor de melhoramento de detalhes de IA” para eliminar o ruído nas fotos e melhorar os detalhes.

Uma vez que o modelo de IA foi treinado com fotos reais da lua, ele pode preencher detalhes que podem não ser visíveis. Mas atenção é assim que os smartphones modernos capturam todas as fotos, não apenas as fotos da lua. A questão é que nas fotos da lua é necessário aplicar mais inteligência artificial. Isto porque não há tantos dados para trabalhar como se tivermos a tirar uma foto a uma montanha ou a uma praia que está mais perto.

Isto torna as fotos falsas? Não. Continua a ser uma foto real melhorada por um modelo de inteligência artificial treinado com fotos da lua. Ou seja, não é estarmos apontar para a vizinha da frente e ficarmos com uma foto da lua como se fosse um sticker.

Este sistema da Samsung faz as imagens parecerem mais próximas da vida real, que é muito diferente de características de melhoramento como o Modo Beleza, que propositadamente distorcem a realidade.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.