Galaxy S22 Ultra: Estamos a ser enganados em Portugal?

Ainda se lembra da altura de lançamento do Galaxy S22 Ultra em Portugal? Nós, na Leak.pt, fomos um dos únicos meios Nacionais a recusar o lançamento da análise detalhada, antes da chegada do aparelho baseado no SoC Exynos 2200, às lojas, devido aos vários problemas que este apresentava, como crashes, reinícios espontâneos, ou simples sobreaquecimento sem explicação. Tudo problemas, que por várias razões, não pareciam fazer parte da versão baseada no SoC Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm.

Pois bem, felizmente, no dia do lançamento, apareceu uma atualização que corrigiu muitos destes problemas, ou pelo menos tornou-os menos graves. Sendo exatamente por isso, que no dia em que o S22 Ultra chegou ao mercado, nós lançámos a nossa análise (link).

- Advertisement -

No entanto, esta atualização não corrigiu tudo, em Maio de 2022, ainda existem alguns bugs, e vários crashes sem explicação. O que por sua vez… Levanta a questão… Será que estamos a ser enganados na Europa?

Galaxy S22 Ultra: Estamos a ser enganados em Portugal?

S22 Ultra

Portanto, como deve saber, a gama de smartphones Galaxy S22, não é igual em todas as regiões, visto que algumas recebem o SoC de produção própria Samsung Exynos 2200, enquanto outros recebem o seu aparelho equipado com o SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen1.

Isto não seria um problema, ou sequer um tópico de conversa, se os smartphones oferecessem a mesma exata experiência de utilização. O que infelizmente, como já deve ter percebido, nem sempre acontece.

Dito tudo isto, o muito reputado portal NotebookCheck foi capaz de meter as mãos nas duas versões do S22 Ultra, e claro, meteu as mãos à obra. (Pode ler a análise completa aqui.)

Quais são as diferenças entre versões?

Se podemos dizer que a diferença é grande o suficiente para dizer que as regiões fornecidas pelo Exynos 2200 estão a ser enganadas… Bem… É discutível. Isto porque o problema não está apenas e só na arquitetura dos processadores, mas também no processo de produção que lhes dá vida.

Afinal, caso não saiba, tanto o Exynos 2200 como o Qualcomm Snapdragon 8 Gen1 são produzidos nas linhas de 4nm da Samsung! Ou melhor… Eram!

Entretanto, a Qualcomm mudou-se de malas e bagagens para as linhas da TSMC. Afinal, pensava que os ganhos de performance e eficiência do Qualcomm Snapdragon 8 Gen1+ eram devido apenas a ligeiras subidas na frequência? Nada disso! O processo da TSMC é mesmo significativamente mais poderoso face aquilo que a Samsung tem para oferecer, o que por sua vez resulta em processadores mais capazes, em vários aspetos, como o térmico.

Dito tudo isto, muito resumidamente, em termos de performance pura e dura, a versão Qualcomm é inegavelmente mais poderosa e mais desejável. Já em termos de eficiência energética, e ou térmica, vai tudo dar ao mesmo, bem como no campo da autonomia. Se vai notar alguma diferença significativa no dia a dia? Eu diria que um entusiasta poderá encontrar diferenças, mas o utilizador mais ‘normal’? Não creio.

Curiosamente, apesar de não ser possível apontar para uma versão, como sendo a melhor, também existem diferenças na captura de imagem entre o S22 Ultra Exynos e o S22 Ultra Snapdragon.

Entretanto, mais uma vez, se ficou interessado no assunto, leia a análise detalhada do meio já referenciado. Aqui.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.