Galaxy S22: GPU chega apenas aos 555MHz. É suficiente? (Sim!)

Muito foi dito acerca do SoC Exynos 2200, fruto de uma parceria entre a Samsung e a AMD. Afinal de contas, estamos a falar de um processador mobile, que por sua vez, já vem equipado com um GPU RDNA 2, ou seja, a mesma exata arquitetura que dá vida às consolas de nova geração (PS5 e Xbox Series S/X), e claro, às placas gráficas Radeon RX 6000.

No entanto, ao contrário daquilo que muitos esperariam, parece que a Samsung teve alguns problemas na adaptação da tecnologia às suas linhas de 4nm. O que pelos vistos resultou num GPU ‘apenas’ capaz de chegar aos 555MHz.

Galaxy S22: GPU Xclipse apenas chega aos 555MHz. Será suficiente?

Exynos, Samsung, S22
Samsung Exynos 2200 (GPU RDNA2)
Snapdragon 8 Gen1

Portanto, apesar da frequência aquém do esperado (era esperado chegar aos 1.3 GHz), e de ficar atrás do Apple A15 Bionic que dá vida à gama iPhone 13, a verdade é que o Exynos 2200 fica muito à frente do novo SoC topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen1.

Afinal de contas, em novos benchmarks, servindo como base para um Samsung Galaxy S22 Ultra, o Exynos 2200 ficou à frente do Qualcomm Snapdragon 8 Gen1, em todos os testes gráficos.

Curiosamente, no teste, o Radeon Xclipse aparece com 4GB de memória, mas ainda não sabemos se é memória dedicada, ou se o GPU vai buscar memória à pool DRAM do smartphone.

Em suma, apesar de algumas coisas terem corrido mal durante o desenvolvimento e produção do SoC, é muito provável que o Exynos 2200 seja o início de uma história muito feliz, para o casamento entre a Samsung e AMD.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Pronto a comprar um novo Galaxy S22 baseado no SoC Exynos 2200? A apresentação (e lançamento) da nova gama de smartphones Samsung deve acontecer já em Fevereiro!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.