Muito se fala do iPhone dobrável para 2026, mas… A verdade é que a Apple está a preparar dois dispositivos dobráveis, mas só um deles vai chegar em breve.
Ou seja, vamos ter o iPhone Fold que continua com lançamento previsto para 2026, enquanto o misterioso híbrido MacBook-iPad de 18.8 polegadas foi adiado para 2027. O motivo? O desenvolvimento está mais atrasado do que o previsto e a produção em massa não vai arrancar a tempo.
Mac, iPad… ou os dois? Nem a Apple sabe bem?
O mais curioso neste projeto dobrável de 18.8 polegadas é que ninguém parece ter a certeza sobre o que ele é. Há quem diga que será um MacBook com ecrã dobrável, outros juram que será um iPad gigante.
A única coisa que parece consensual é que não vai correr iPadOS, mas sim macOS, ou uma versão híbrida com controlos táteis. O que é obviamente uma boa notícia. Afinal de contas, o iPadOS continua muito limitado no suporte a programas, e claro, o macOS continua a chegar ao mercado sem capacidades touch.
Ou seja, estamos perante um produto que poderá representar uma fusão dos dois mundos: a portabilidade e leveza de um iPad com a produtividade e versatilidade de um Mac. Resta saber se vai mesmo sair em 2027… ou ainda mais tarde.
O iPhone Fold é para o ano, e vem abrir caminho!
Já o iPhone dobrável continua nos planos para 2026. A cadeia de produção está estável e, ao contrário do “irmão gigante”, tudo indica que não haverá atrasos. Aliás, a Apple até pode estar a usar este timing para testar a receção do público ao conceito dobrável, antes de avançar com o modelo maior.
A chegada do iOS 26 com o novo visual “Liquid Glass” também aponta para um futuro mais fluido, tátil e adaptado a ecrãs flexíveis. A Apple está a preparar o terreno com calma, mas com ambição.
O futuro da Apple é dobrável. Mas vai chegar por partes.