Durante anos, os rumores apontaram para a fusão entre o ChromeOS e o Android, mas nada foi oficialmente confirmado até agora. Finalmente, um dos mais altos responsáveis da Google veio confirmar aquilo que muitos já suspeitavam: os dois sistemas operativos vão tornar-se um só. Mas o que significa fundir o ChromeOS com o Android?
É oficial: Google vai fundir o ChromeOS com o Android
A confirmação veio de Sameer Samat, Presidente do Ecossistema Android na Google, numa entrevista ao site TechRadar. Ao questionar o jornalista Lance Ulanoff sobre a utilização de dispositivos Apple (MacBook, iPhone e Apple Watch), Samat explicou:
“Perguntei porque vamos combinar o ChromeOS e o Android numa única plataforma. Estou muito interessado em perceber como as pessoas usam atualmente os seus portáteis e o que conseguem fazer com eles.”
Com esta afirmação, deixa de ser apenas especulação: a Google está mesmo a preparar um novo sistema unificado.
O que vai mudar?
Apesar de ainda não existirem todos os detalhes, sabemos que a fusão entre os dois sistemas já começou discretamente. No início de 2024, a Google tinha anunciado a integração de partes do kernel do Android no ChromeOS, com o objetivo de acelerar o desempenho em tarefas de inteligência artificial.
Agora, tudo indica que essa fusão vai avançar a um novo nível. O resultado poderá ser um sistema operativo capaz de oferecer:
- Melhor compatibilidade com apps Android
- Maior integração com smartphones Android
- Recursos multitarefa em janelas múltiplas, ideais para ecrãs maiores e produtividade
- Desempenho otimizado para IA, com base no novo Android 16
Chromebooks com Android?
Com esta mudança, é possível que vejamos Chromebooks a funcionar com um sistema unificado baseado em Android, com um ambiente muito mais adaptado ao dia a dia de quem usa o portátil para produtividade e mobilidade.
Aliás, já surgiram fugas de informação sobre um “Pixel Laptop”, com o nome de código Snowy, que poderá ser o primeiro portátil a estrear esta nova plataforma. Espera-se um design premium e funcionalidades avançadas, posicionando-o como um verdadeiro concorrente aos dispositivos da Apple e da Microsoft.
Quando chega?
Apesar da confirmação, ainda devemos estar a alguns anos de distância do lançamento definitivo deste novo sistema. E não conte com grandes anúncios já em agosto, no evento do Pixel 10. A fusão vai acontecer mas de forma gradual.
Fique atento à Leak.pt para todas as novidades sobre o futuro sistema unificado da Google.